Transformações sociais recentes no espaço rural do Oeste de Santa Catarina: migração, sucessão e celibato
Marcio Antonio Mello
No 149192, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
O Oeste de Santa Catarina caracteriza-se pela forte presença da agricultura familiar e o papel central que ela historicamente tem desempenhado no desenvolvimento da região. Entretanto, diversas pesquisas têm apontado que o modelo de desenvolvimento, baseado na inserção ao mercado através da articulação agroindustrial e a produção de commodities tem levado a uma situação de crise socioeconômica e ambiental que provoca profundas transformações e precarizações nas relações sociais e econômicas. Este trabalho utiliza os resultados de duas pesquisas realizadas no Oeste de Santa Catarina e uma terceira que ainda está em fase de execução. O objetivo é analisar as transformações no processo sucessório; o surgimento do fenômeno do celibato masculino no meio rural que é provocado devido a forte migração feminina, bem como, a influência da escola e a “violência simbólica” que ela representa na transformação da identidade da agricultura familiar.
Keywords: Community/Rural/Urban Development; Labor and Human Capital (search for similar items in EconPapers)
Pages: 18
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/149192/files/1036.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:149192
DOI: 10.22004/ag.econ.149192
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().