EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Custo da produção de abacaxi na região do Recôncavo Baiano

Edilene de Jesus Santos, Flavio Silva de Santana and Carlos Estevao Leite Cardoso

No 149220, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)

Abstract: Este estudo objetiva apresentar os custos e a rentabilidade do processo de produção do abacaxi na região do Recôncavo Baiano. A metodologia aplicada nesse estudo consistiu no levantamento de dados primários, referentes aos vetores de preços dos insumos e dos produtos, sendo estes levantados, a cada dois meses, contemplando o período de junho a dezembro de 2005. Os dados foram levantados por meio de contatos telefônicos. Os coeficientes técnicos utilizados no presente estudo fazem parte da base de dados da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Após o levantamento dos dados primários os mesmos compuseram planilhas eletrônicas que foram elaboradas em programas apropriados. Os resultados do estudo permitem concluir que o investimento no plantio e comercialização do abacaxi, nos meses de junho a dezembro de 2005, mostraram-se viáveis uma vez que o produtor conseguiu obter equilíbrio entre os custos e a receita.

Keywords: Crop Production/Industries; Production Economics (search for similar items in EconPapers)
Pages: 6
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/149220/files/1058.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:149220

DOI: 10.22004/ag.econ.149220

Access Statistics for this paper

More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:ags:sobr06:149220