EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

POTENCIAL DAS PRINCIPAIS REGIÕES BRASILEIRAS PARA ABASTECIMENTO DE SANGUE DE BOVINOS E SUÍNOS – MELHORIA DA RENTABILIDADE E OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO

Thiago Bernardino de Carvalho, Shirley Martins Menezes, Sergio de Zen and Luiz Rodrigo Teixeira Lot

No 149277, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)

Abstract: O Brasil é reconhecidamente um dos maiores fornecedores mundiais de carnes, responsável por parte do abastecimento de diversos países. Nesse início de 2006 o MAPA relaciona 270 matadouros de bovinos e 123 de suínos distribuídos em todo o território nacional como SIF. De acordo com os dados do IBGE, os abates de bovinos totalizam cerca de 20,7 milhões de cabeças em 2005 e os de suínos, 21,8 cabeças, volumes que vêm aumentando ano após ano. O aproveitamento do sangue, assim como de outros subprodutos do abate nem sempre representa alguma forma de lucratividade para a indústria abatedora, embora o conjunto dos subprodutos garanta parte da rentabilidade do setor. O presente estudo aponta o direcionamento atual do sangue resultante dos abates de bovinos e suínos no Brasil. Por meio da quantificação do volume de abate e conseqüentemente, de sangue produzido, tem-se o conhecimento do potencial fornecedor desse subproduto, que de modo geral é visto pelos frigoríficos como um resíduo problemático de seu processo de transformação. Além disso, por intermédio de um mapeamento dessas unidades nas principais praças de abate, é possível detectar regiões com forte representatividade para produção de sangue e também por isso, consideradas promissoras ao fornecimento desse produto. Constatado, portanto, como forma de melhorar a lucratividade das unidades de processamento ou mesmo como maneira de solucionar o problema do resíduo, o aproveitamento do sangue pode e deve ser tratado estrategicamente por frigoríficos de bovinos e suínos, contribuindo para amenizar alguns dos principais riscos associados à atividade, dentre eles o ambiental. Em última análise, tem-se ainda a transparência do potencial a ser explorado pela indústria que usa o sangue como matéria-prima, o que além de representar uma oportunidade de investimento, poderia contribuir para amenizar problemas de ordem social.

Keywords: Agricultural Finance; Livestock Production/Industries (search for similar items in EconPapers)
Pages: 19
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/149277/files/1132.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:149277

DOI: 10.22004/ag.econ.149277

Access Statistics for this paper

More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:ags:sobr06:149277