EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

O DESAFIO DA GESTÃO DAS ÁGUAS:A BUSCA DE UM MODELO ECONÔMICO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA O BRASIL

Leonardo Xavier Da Silva

No 149286, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)

Abstract: Neste artigo, discutiu-se o gerenciamento das águas, analisando-se o caso brasileiro. Foram abordados elementos que provocam a necessidade da gestão das águas no Brasil. Desde a década de 1930, existem leis para regulamentar os usos dos recursos hídricos, em resposta ao degradante crescimento urbano-industrial do século XX. A evolução dos modelos mostra o objetivo de tornar eficiente a gestão das águas. Para isso, optou-se pelo modelo sistêmico de integração participativa, baseado no exemplo francês. Por ele, a outorga e a cobrança pelo uso da água devem respeitar a proporcionalidade do uso e da poluição para sua eficiente execução. Constatou-se ainda que as políticas públicas para a implantação de atos que coíbam e que cobrem ações de recuperação da água por parte dos setores mais poluidores, como indústria, extração de minérios e agricultura, são insipientes. Assim, somente será possível obter êxito na gestão das águas quando houver a consciência da necessidade da sua recuperação. E, ainda, a gestão dos recursos hídricos tem de incorporar fundamentos teórico-metodológicos que compreendam as dimensões éticas sociais e ecológicas que envolvem o acesso e o uso da água.

Keywords: Research and Development/Tech Change/Emerging Technologies; Resource/Energy Economics and Policy (search for similar items in EconPapers)
Pages: 19
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/149286/files/1137.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:149286

DOI: 10.22004/ag.econ.149286

Access Statistics for this paper

More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:ags:sobr06:149286