TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAS AGROPECUÁRIAS: FATOR DE COMPETITIVIDADE NA MICRORREGIÃO DE PETROLINA - PE
Tales Wanderley Vital and
Mizael Felix Da Silva Neto
No 149559, 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER)
Abstract:
Este artigo identifica os principais mecanismos de transferência de tecnologias, conhecimentos e inovações agropecuárias geradas e /ou adaptadas pela Embrapa Semi-Árido, na microrregião de Petrolina, para cadeia produtiva da fruticultura irrigada, na perspectiva empresarial e da agricultura familiar. No plano metodológico, utiliza o modelo de triângulo de Sábato que prioriza essas transferências como resultado da articulação cooperativa entre empresários / produtores, governo e centros de pesquisa. Identifica os arranjos institucionais elegidos pela Embrapa para proceder essa atividade dentro da fruticultura irrigada das empresas e da agricultura familiar. Finaliza mostrando a diferenciação de modelos institucionais de transferência e as práticas que são adotadas para esses dois segmentos desse agronegócio.
Keywords: Research; and; Development/Tech; Change/Emerging; Technologies (search for similar items in EconPapers)
Pages: 11
Date: 2006
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://ageconsearch.umn.edu/record/149559/files/1179.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ags:sobr06:149559
DOI: 10.22004/ag.econ.149559
Access Statistics for this paper
More papers in 44th Congress, July 23-27, 2006, Fortaleza, Ceará, Brazil from Sociedade Brasileira de Economia, Administracao e Sociologia Rural (SOBER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by AgEcon Search ().