Remuneracao variável: um estudo da relacao com indicadores financeiros das companhias abertas brasileiras
Jonatan Marlon Konraht (),
Rogério João Lunkes (),
Valdirene Gasparetto () and
Darci Schnorrenberger ()
Revista Facultad de Ciencias Económicas, 2017, vol. 26, issue 1, 209-224
Abstract:
A concessao de remuneracao variável aos gestores é empregada com a finalidade de alinhar os interesses de gestores e proprietários, contribuindo para a melhoria do desempenho organizacional. Neste contexto, este estudo tem como objetivo identificar se o percentual de remuneracao variável concedido aos gestores possui relacao com o desempenho organizacional. Para tanto, foram analisadas 75 companhias nao financeiras integrantes do Índice Brasil (IBrX – 100), no período de 2010 a 2014, totalizando 352 observacoes. Os dados foram coletados do Formulário de Referencia e do software Economatica®, e analisados por meio de regressoes com dados em painel. Os resultados indicam que nao há uma relacao estatisticamente significante entre o percentual oferecido de remuneracao variável e o desempenho organizacional. A implicacao prática destes resultados é que, para a amostra analisada, a atribuicao de maiores percentuais de remuneracao variável nao gera um reflexo direto sobre o desempenho economico e financeiro das organizacoes. No entanto, a análise dos indicadores utilizados pelas empresas como parametros para o pagamento da remuneracao variável apresenta indícios de que um possível fator explicativo para este resultado seja a grande quantidade e diversidade de indicadores utilizados, os quais podem gerar, sim, um incentivo para o gestor maximizar o desempenho da organizacao, porém este desempenho pode nao ser refletido especificamente em um único indicador financeiro.
Keywords: Remuneração variável; Remuneração baseada em desempenho; Desempenho; Indicadores financeiros; Brasil. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://revistas.unimilitar.edu.co/index.php/rfce/article/view/1781
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:col:000180:015907
Access Statistics for this article
More articles in Revista Facultad de Ciencias Económicas from Universidad Militar Nueva Granada Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Administrador ().