Quao efetivas sao políticas tecnológicas de cunho impositivas? Evidencias do programa de P&D capitaneadas por uma empresa do setor elétrico brasileiro
Edmundo Inácio Júnior (),
Cássio Garcia Ribeiro,
André Tosi Furtado and
Gabriela Silva
Revista Ciencias Estratégicas, 2013
Abstract:
Este artigo apresenta novas evidencias sobre a efetividade de uma política setorial de inovacao adotada pelo governo federal Brasileiro que se apoia em um instrumento de “natureza impositiva” : o governo obriga as organizacoes do setor elétrico a investirem uma certa porcentagem de seu faturamento em atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D). A destinacao dos recursos financeiros para as atividades de P&D é regulada pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por forca da Lei Federal No 9.991 de 07 de julho de 2000. Nossa pesquisa cobriu 41 projetos concluídos entre os anos de 2000 a 2006 por uma das subsidiarias do sistema público elétrico de geracao e transmissao, localizada no nordeste brasileiro, responsável pela geracao de 10.615 MW de energia elétrica, aproximadamente 9% do total nacional. Embasados pela teoria evolucionária da mudanca técnica, um amplo quadro de aspectos atinentes a esses projetos foi contemplado pela metodologia de avaliacao, de maneira a cobrir tópicos desde os objetivos dos projetos aos resultados tecnológicos em termos de patentes e artigos gerados, passando pelo número de pesquisadores formados por estes projetos em equivalencia de tempo integral. No total, 53 gerentes de projetos responderam a um questionário de auto resposta que foi aplicado após se coletar informacoes secundárias dos projetos. Como resultados positivos, tem-se a alta taxa de consecucao dos objetivos e um expressivo número de produtos tecnológicos na forma de publicacoes científicas e artefatos. Entretanto, somente uma pequena parcela destes artefatos chegaram a um estágio de desenvolvimento industrial e somente dois deles obtiveram alguma forma de direitos de propriedade intelectual. Apesar de nao poder se negar que alguns avancos foram atingidos, a análise dos dados revela uma substancial dificuldade do quadro dos gestores da empresa de deixar uma cultura escassamente orientada a inovacao para adotar um novo paradigma que realmente internalize os aspectos principais de uma estratégia inovativa.
Keywords: Políticas tecnológicas e de inovação; Setor elétrico brasileiro; Avaliação de programas de P&D (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: O31 O32 Q40 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2013
References: View references in EconPapers View complete reference list from CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://revistas.upb.edu.co/index.php/cienciasestrategicas/article/view/2458/2142
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:col:000431:011390
Access Statistics for this article
More articles in Revista Ciencias Estratégicas from Universidad Pontificia Bolivariana
Bibliographic data for series maintained by Revista Ciencias Estratégicas ().