EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Isomorfismo, legitimidade e mitos na dinâmica organizacional da gestão universitária: como fatores institucionais que podem atuar no processo de mudanças em uma instituição de ensino superior privada na cidade de Belém-PA

Aline de Oliveira Ferreira, Hélio Raymundo Ferreira Filho and Norma Ely Santos Beltrão

Cuadernos de Educación y Desarrollo, 2014, issue 46

Abstract: Este artigo apresenta como finalidade apresentar através da teoria institucional, a qual tem sido muito utilizada para auxiliar a análise de fenômenos que ocorrem nos mais variados tipos de organização, alguns fatores institucionais existentes como: isomorfismo, legitimidade e os mitos agindo como instrumentos capazes de influenciar de uma maneira positiva ou negativa o processo de mudança em uma instituição de ensino superior privada na capital do Estado do Pará, Belém. Percebe-se que ao longo de sua existência, é normal que as organizações para alcançarem seus objetivos precisem implementar mudanças para sofrerem alterações e assim se adequarem as exigências do ambiente que as cerca. As organizações podem prever essas mudanças, traçar um plano, adotá-las ou podem simplesmente implementá-las, assumindo um caráter de urgência, sem antes programar a introdução de novas práticas que serão necessárias para essa mudança. Nesse processo de mudança as organizações sofrem pressões oriundas de fatores institucionais que passam desapercebidos pelos administradores, como é o caso do processo de isomorfismo, processo no qual os gestores irão trazer benefícios para a organização poupando esforços e economizando tempo, podendo não trazer eficiência porém conseguindo obter ou manter o mais importante, a legitimidade da sua organização e até a interferência de mitos que estão presos de tal maneira dentro da organização que muitas vezes nem são notados e que conseguem exercer forte pressão, podendo até gerar uma certa resistência a mudança. O estudo tem, caráter etnográfico, utilizando o método do estudo de caso, é de natureza qualitativa, com dados coletados através de entrevistas e de pesquisa documental. Os resultados obtidos confirmam que os fatores institucionais (isomorfismo, legitimidade e mitos) influenciam no processo de mudança de uma instituição de ensino superior, sendo que, as implicações dos efeitos desses fatores podem uma hora gerar um efeito positivo ou pode compreender os mesmos agindo como um entrave para a instituição passar pelo processo de mudança trazendo seqüelas que não são contrárias ao que é esperado.

Keywords: Dinâmica organizacional; isomorfismo; legitimidade; mitos e teoria institucional. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2014
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/atlante/2014/04/isomorfismo.html (text/html)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:cedced:y:2014:i:46:04

Access Statistics for this article

Cuadernos de Educación y Desarrollo is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023

More articles in Cuadernos de Educación y Desarrollo from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:erv:cedced:y:2014:i:46:04