AS COMPREENSÕES SUPERFICIAIS A RESPEITO DAS QUESTÕES HOMEM-NATUREZA NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Christian da Silva Simões and
Andreisa Damo
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2013, issue 2013-02
Abstract:
O ser humano, ao longo do seu desenvolvimento histórico sempre fez uso da natureza como forma de suprir suas necessidades. Sua relação com a natureza, assim como a de outras espécies, causam transformações no meio natural, bem como em si mesmos, ao interagirem com ela (natureza) na obtenção dos elementos essenciais às suas vidas. No entanto, o modo de produção capitalista, em sua lógica incorrigível, tem elevado essa relação de degradação a níveis sem precedentes na história. No núcleo desse processo está a ganância que move um grupo restrito de seres humanos, pela busca incansável do lucro, a exaurir a força humana de trabalho e os recursos existentes na natureza, ao considerá-los em seu valor de troca, como fontes de riqueza. O contexto de crise civilizatória que estamos vivendo, traçada nas práticas essencialmente insustentáveis da sociedade capitalista, está a exigir dos sujeitos o rompimento com certas compreensões superficiais e ingênuas sobre os fenômenos e processos que envolvem as questões socioambientais, para que desenvolvam um nível crítico de consciência que lhes possibilite reconhecer as contradições da ordem burguesa para superá-las. Nessa direção, o objetivo do estudo que ora engendramos é lançar luz sobre as causas reais para os problemas socioambientais que enfrentamos, que são de ordem ecológica em sua concepção mais ampliada, analisando os motivos pelos quais estas reais causas não estão sendo suficientemente compreendidas pelos sujeitos, o que dá origem a representações superficiais e ingênuas sobre a totalidade das relações desenvolvidas sobre esse modo de produção enquanto motor da crise civilizatória que nos mazela em seus mais diversos desdobramentos e efeitos.
Keywords: Ecologia; Marxismo; Modo de Produção Capitalista; Crise Civilizatória; Consciência de Classe (search for similar items in EconPapers)
Date: 2013
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/23/sociedad-capitalista-ambiente.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2013:i:2013-02:2
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().