CONHECENDO, EU PRESERVO: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES PARA ATUAÇÃO COM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Micheli Martins Afonso
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2015, issue 2015-01
Abstract:
O ensino de arte apropria-se diariamente de parte do patrimônio cultural como instrumento capaz de instruir, formar e capacitar agentes sociais. Entretanto, muitas vezes as obras de arte não são apresentadas e trabalhadas, pelos professores que ministram disciplinas de artes, como bens culturais sensíveis à ação do tempo e que necessitam de proteção, não apenas por parte das autoridades competentes, mas também da comunidade. Atento à importância da educação para a salvaguarda dos bens culturais, este artigo visa refletir sobre o papel do professor de artes como agente neste processo, seus limites para atuação e as origens das práticas exercidas em sala de aula, indicando a estrutura da sua formação no ensino superior como precursor deste fenômeno. Como principal conclusão foi possível constatar uma inserção ínfima, no ensino de artes, de temas relativos ao Patrimônio Cultural, devido a um déficit de disciplinas formativas sobre a temática patrimonial durante o período da graduação em Artes Visuais.
Keywords: Ensino de Artes; Educação Patrimonial; Preservação do Patrimônio; Memória; Patrimônio. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2015
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2015/01/patrimonio.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2015:i:2015-01:02
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().