EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

A ORGANIZAÇÃO DE CLASSE DOS PESCADORES ARTESANAIS DA COLÔNIA Z-3 NO MUNICà PIO DE PELOTAS-RS (BRASIL)

Danieli Veleda Moura, Carlos Frederico Bernardo Loureiro and Lúcia F. S. de Anello

Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2016, issue 2016-12

Abstract: Este trabalho que versa sobre a forma como os pescadores artesanais da Colônia Z-3 (Pelotas, RS, Brasil) estão organizados em classe, é fruto das entrevistas semiestruturadas realizadas com estes trabalhadores no período de 2012 a 2015. Entendemos que compreender a forma como os trabalhadores da pesca artesanal vem se organizando para existirem, contribui para pensarmos o processo de enfrentamento dos desafios impostos pelo modelo de sociedade vigente no País, o qual vêm colocando em risco a reprodução social, cultural e econômica das comunidades pesqueiras e a manutenção da qualidade ambiental de seus tradicionais territórios de pesca. Primeiramente situamos o lugar do qual estamos falando, ou seja, a Colônia Z-3, bem como de que sujeitos trabalhadores estamos tratando - os pescadores artesanais. Só então, partimos para a discussão dos conceitos de organização de classe e movimento (ou organização) social, do qual destacamos as contribuições dos autores Carlos Montaño e Maria Lúcia Duriguetto. A partir daí, apresentamos a forma como os pescadores artesanais estão organizados em classe na Z-3: Sindicato, Colônia, Fórum, Cooperativa, Movimento dos Pescadores Artesanais e as Mulheres da Z-3 e concluímos que na Colônia Z-3 há fortes lideranças e organizações sociais, muitas das quais tem desenvolvido a consciência de classe no sentido de seu reconhecimento enquanto classe trabalhadora. De modo geral, a comunidade como um todo funciona com diferentes organizações sociais, cada uma com seu grau de maturidade em relação ao desenvolvimento desta consciência, mas que estão caminhando no sentido de seu desenvolvimento, do reconhecimento desses grupos enquanto partes de uma luta por outras relações sociais que não essas que os oprimem de modo que o projeto de construção da hegemonia da classe trabalhadora da pesca artesanal no espaço da Z-3 possa se desenvolver. Logo, a organização social dos pescadores artesanais da Colônia Z-3 é um elemento necessário à luta de classe, imprescindível à construção da hegemonia da classe trabalhadora.

Keywords: pesca artesanal; pescadores artesanais; Colônia Z-3; organização de classe; movimento social. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2016
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/04/pescadores.html (text/html)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2016:i:2016-12:42

Access Statistics for this article

Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023

More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:erv:coccss:y:2016:i:2016-12:42