O sequestro da subjetividade: mediações entre ideologia, sujeito e gestão do trabalho
Carolina Spack Kemmelmeier
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2017, issue 2017-10
Abstract:
O presente texto tem como objetivo central analisar, em caráter exploratório a ideologia como categoria que articula materialidade e subjetividade no âmbito das relações de trabalho. Esse caminhar analÃtico se estrutura a partir de reflexões sobre o modo de produção pós-fordista como geratriz de teorias organizacionais de gestão do trabalho que refletem as contemporâneas tensões e contradições engededradas pela disputa entre capital e trabalho. As teorias e práticas gerenciais, nessa chave de leitura, integram o campo discursivo da ideologia capitalista. Questiona-se, por meio desse enfoque, a concepção de gestão – e de organização do trabalho - como neutralidade técnica, uma vez que essas se inserem em um sistema de poder construÃdo historicamente. A análise dessa função ideológica da gestão do trabalho se desenvolve, por sua vez, fundamentalmente, por meio do conceito de sequestro da subjetividade e de seus desdobramentos sobre a constituição do sujeito.
Keywords: Gestão do trabalho; Ideologia; Subjetividade; Pós-fordismo; Teorias Organizacionais. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2017/04/ideologia-sujeito-gestao.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2017:i:2017-10:12
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().