EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

A construção do conhecimento sob a ótica da interdisciplinaridade e totalidade

Fátima Regina Cividini and Marcelo Gomes

Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2017, issue 2017-11

Abstract: Este artigo busca compreender e trazer reflexões acerca da construção do conhecimento sob o olhar interdisciplinar e através das eras históricas utilizando como metodologia a revisão bibliográfica de literatura de textos selecionados durante as aulas da disciplina Interdisciplinaridade e Totalidade, ministrada pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Culturas e Fronteiras – Nível Mestrado e Doutorado. O homem sempre buscou a explicação do universo e essa curiosidade é inerente ao ser humano. Antes da formação da filosofia grega, os mitos eram a forma de explicar os eventos naturais no meio ambiente e na vida dos seres humanos. A filosofia nasceu na Grécia Antiga como uma forma de explicação racional sobre os acontecimentos da natureza e do homem. Os filósofos gregos pré-socráticos buscavam um elemento fundamental, a physis para a explicação do Universo. Sócrates e Platão acreditavam que o conhecimento era alheio as experiências humanas e que o homem não tinha controle sobre ele. Aristóteles acreditava que o mundo sensível era fonte de conhecimento. Os pensadores da Idade Média eram influenciados pela Igreja Católica e o pensamento cristão, mas sem perder vínculos com os filósofos gregos, incorporando suas ideias com uma roupagem mística cristã. As formas de poder se transformam e com o advento do capitalismo, o poder se concentra no acúmulo de capital e a Idade da Razão rompe com o conhecimento atrelado à religião, traz o positivismo e a necessidade de se produzir o conhecimento e submetê-lo aos interesses do capitalismo, causando uma fragmentação e alienação do homem sobre o processo de conhecimento. Essa fragmentação despersonaliza o homem e a sua relação com o trabalho. Com isso, na segunda metade do século XX começam questionamentos sobre como é produzido o conhecimento e a interdisciplinaridade vem como um resgate da totalidade do conhecimento, como um todo e a desfragmentação do mesmo.

Keywords: Conhecimento; Interdisciplinaridade; Totalidade; Filosofia; História. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2017/04/construcao-conhecimento-totalidade.html (text/html)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2017:i:2017-11:20

Access Statistics for this article

Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023

More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:erv:coccss:y:2017:i:2017-11:20