Um outro paradigma de sustentabilidade: os saberes locais dos extrativistas do sul do Amapá
Marlo dos Reis
Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2018, issue 2018-07
Abstract:
O presente artigo aponta para as bases de um novo paradigma para a sustentabilidade que contemple os saberes locais dos extrativistas do sul do Amapá como alternativa para a discussão sobre o desenvolvimento na Amazônia. Para esta reflexão se tece um olhar histórico sobre o desenvolvimento amapaense com base em Camilo (2003), Marin e Gomes (2003) onde se resgata a participação positiva das populações indÃgenas e africanas como elementos decisivos nas dimensões culturais e produtivas nesta formação colonial. No século XX, as caracterÃsticas da formação amapaense e a organização e luta dos movimentos sociais são referenciados em Porto e Filocreão com os estudos e publicações que apontam para o protagonismo destas populações e suas ações nas demandas territoriais por desenvolvimento e sustentabilidade. As bases epistêmicas de um novo paradigma que potencialize a sustentabilidade são tratadas com base em Escobar, Costa e Cunha como leituras fecundas em elementos crÃticos que apontam para uma racionalidade emergente e necessária. Com este diálogo multidisciplinar se pretende contribuir com a construção de um novo olhar sobre o desenvolvimento que considere a dimensão da sustentabilidade em sua centralidade e que parta dos saberes e experiências dos extrativistas e demais povos da floresta como protagonistas de ações eficientes de uma nova racionalidade.
Keywords: Movimentos sociais; Desenvolvimento; Sustentabilidade; Extrativistas. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2018
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/cccss/2018/07/paradigma-sustentabilidade.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2018:i:2018-07:13
Access Statistics for this article
Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().