EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Balança comercial da região carbonífera (AMREC) do sul do Brasil considerando o período de 2009 a 2018

Valdir Scarduelli Neto and Júlio César Zilli

Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2019, issue 2019-05

Abstract: Levando-se em conta que a propagação de uma cultura empresarial que busca o comércio exterior como meio de desenvolvimento, principalmente no âmbito regional e municipal é de suma importância para o crescimento econômico de um país, analisar os números das transações internacionais das cidades traz à luz o que está sendo praticado nesse ambiente. O estudo que segue tomou como objetivo principal analisar a balança comercial dos 12 municípios associados à Associação de Municípios da Região Carbonífera - AMREC, localizados ao sul do estado de Santa Catarina / Brasil, entre os anos de 2009 e 2018. A pesquisa se enquadrou como descritiva em seus fins e documental, de fontes secundárias, em seus meios. Com relação à coleta de dados, foi utilizada a técnica quantitativa, tendo sido os dados extraídos em sites oficiais do governo brasileiro. A pesquisa concluiu que, dos municípios associados à AMREC, Criciúma tem maior destaque nas importações, chegando a representar 83,12% do total, enquanto na exportação, Forquilhinha fica no topo da lista, com 29,06%, seguida também por Criciúma, com 25,04%. Na importação, destacam-se o alumínio em forma bruta e pigmentos e fritas para indústria cerâmica, destacando o parque fabril da região, levando-se em conta ainda que grande parte das importações são também matérias-prima. Na exportação, carne e miudezas de aves, juntamente com placas cerâmicas, somam 40,34% de tudo o que é enviado para fora do país. Por fim, se pode ver a região como promissora e crescente no âmbito do comércio exterior, tanto na importação de matérias-prima, máquinas e novas tecnologias para suas indústrias, quanto na exportação de bens manufaturados e com melhor valor agregado, fruto do incremento e desenvolvimento tecnológicos muitas vezes trazidos na importação.

Keywords: Balança comercial; Associação de Municípios da Região Carbonífera; Desenvolvimento Regional. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2019
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/cccss/2019/05/balanca-comercial-carbonifera.html (text/html)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2019:i:2019-05:05

Access Statistics for this article

Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023

More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:erv:coccss:y:2019:i:2019-05:05