OS EFEITOS DA RETOMADA DA CRISE MUNDIAL NA ECONOMIA BRASILEIRA
José Matias Pereira
Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2011, issue 157
Abstract:
Temos como objetivo neste artigo analisar os efeitos da retomada da crise econômica mundial em 2011 e os seus impactos na economia brasileira nos próximos anos. O referencial teórico está apoiado nas teorias keynesiana, neo-institucionalista e das finanças públicas. As discussões estão baseadas nas projeções contidas nos relatórios das principais instituições multilaterais e nacionais brasileiras, em especial nas variáveis econômicas mais relevantes como o crescimento da economia mundial, do comportamento do nível de emprego e da inflação. Os dados analisados evidenciam que houve um agravamento no desempenho da economia mundial, e que o crescimento da economia brasileira nos próximos anos deverá reduzir-se de forma acentuada. Diante desse cenário preocupante fica evidenciado a necessidade da adoção de medidas de correção nas políticas fiscal e monetária no Brasil.
Keywords: Agravamento da crise mundial; mudanças na política econômica; crescimento econômico; efeitos no Brasil (search for similar items in EconPapers)
Date: 2011
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/11/jmp2.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2011:i:157:16
Access Statistics for this article
Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().