Influência do empreendimento econômico solidário na satisfação do produtor rural no municipio de Tomé Açú-pa
Ellen Cristina Nabiça Rodrigues,
Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro,
Felix Lelis da Silva and
Yvelyne Bianca Iunes Santos
Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2015, issue 209
Abstract:
A globalização tem afetado a economia mundial, elevado a taxa de desemprego e gerado impacto na condição de vida das pessoas nos grandes centros e no meio rural, principalmente nos países em desenvolvimento. Nesta lógica, Empreendimentos de Economia Solidária (EES) se apresentam como solução aos agricultores familiares para garantirem fonte de renda, melhora na qualidade de vida e fixação ao campo. A organização coletiva dos agricultores em associações surge como fator voltado elevar a produtividade, alcance de novos mercados, renda, elevar a autoestima dos produtores associados e viabilizar organização econômica. Os índices atuam como importantes ferramentas voltadas mensurar e compreender as dificuldades e o desempenho de atividades não financeiras, ligadas a satisfação relacional ligada a autogestão. Neste sentido, objetiva-se analisar os principais fatores que dimensionam a satisfação dos produtores em relação ao vínculo associativo e apresentar um índice de satisfação de produtores (ISPA) vinculados a uma Associação. A partir de uma amostra de 29 produtores associados, utilizou-se análise fatorial para classificar os associados segundo seu nível de satisfação em relação ao empreendimento econômico solidário (EES) na comunidade de Santa Luzia, no municipio de Tome Açu-PA. Os resultados sugerem com 70,58% do total da variância explicada, que as dimensões que determinam a satisfação dos produtores associados estão correlacionadas a condição de vida, satisfação como associado, fonte de renda e migração. Conclui-se que o ISPA classificou 26 (89,66%) dos produtores em moderada satisfação, 2 (6,90%) em baixa satisfação e apenas 1(3,45%) dos produtores associados foi classificado como elevada satisfação em relação ao EES. E finalmente, ressalta-se que a melhora na classificação quanto ao ISPA, se elevará à medida que as dimensões condição de vida e a satisfação dos associados sejam melhores percebidas pelos produtores.
Keywords: Desenvolvimento rural; autogestão; análise fatorial; índice; satisfação relacional. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2015
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://eumed.net/cursecon/ecolat/br/15/emprendimiento-economico.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2015:i:209:09
Access Statistics for this article
Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().