Empreededorismo e sustentabilidade na cadeia produtiva dos empreedimentos criativos assessorados pela incubadora Amazonas IndÃgena Criativa (AMIC)
Raà Alves Fragata and
Sandra Helena da Silva
Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2016, issue 225
Abstract:
O presente trabalho pautou-se em analisar as caracterÃsticas a cadeia produtiva do artesanato nos empreendedores incubados na AmIC, ressaltando que esta atividade ressalta a identidade de uma sociedade, no sentido econômico esta surge como alternativa para impulsionar a economia local. A incubadora Amazonas IndÃgena Criativa-AmIC localiza-se no municÃpio de Parintins, no estado do Amazonas, atua no fomento de empreendimentos criativos com enfase nas raÃzes culturais indÃgenas e caboclas dos povos do Baixo Amazonas. A cidade de Parintins é reconhecida pela realização do festival folclórico dos bumbas Capricohoso e Garantido e tem destaque no cenário nacional e internacional pela grande expressão artÃstica e folclórica. O festival é extremamente relevante para o perÃodo de maior produção e comercialização de artesanatos no municÃpio, abastecendo a demanda oriunda da atividade turÃstica. A metodologia utilizada caracteriza-se pela pesquisa qualitativa com aborgagem exploratória e descritiva, realização de pesquisa de campo, tendo como instrumentos a observação e o formulário. Os resultados apontam que a cadeia produtiva do artesanto a apartir dos casos estudados caracterizam-se por não estarem organizados por um modo de produção formal e outro elemento relevante é a escassez da matéria-prima nesta atividade produtiva.
Keywords: Desenvolvimento local; Cadeia Produtiva do Artesanato; Produção Artesanal (search for similar items in EconPapers)
Date: 2016
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://eumed.net/cursecon/ecolat/br/16/amic.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2016:i:225:31
Access Statistics for this article
Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().