EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Análise de falhas e efeitos no processo de exportação marítima através da aplicação do FMEA (Failure Mode and Effect Analysis)

Ariane Galbiati Vieira, Helena Brandão Viana and Alexandro Landim

Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2017, issue 228

Abstract: Ao longo dos anos houve um crescimento no comércio mundial e isso gerou um aumento nas exportações de mercadorias e serviços comercializados no mundo. As vendas para o mercado exterior gera para qualquer empresa a possibilidade de diversificação de mercado e melhoria nos padrões de atendimento. Com a globalização, também houve um crescimento em sistemas com menos custos que foram aperfeiçoados frente à concorrência e nasceu a necessidade de diminuir a possibilidade de geração de falhas, a fim de também diminuir os riscos para aumentar a confiabilidade dos clientes. As falhas geradas em atividades de qualquer processo, representam não conformidades internas ou externas, e realizar um controle e prevenção para que essas falhas não ocorram, é sempre desejável, já que as falhas podem afetar diretamente ou indiretamente o cliente, e este pode se tornar incomodado ou insatisfeito com o atendimento prestado. Além disso, o volume das falhas durante os processos geram retrabalhos e atrasos de outras atividades e isso de certa forma traz prejuízo para qualquer empresa. Este artigo mostra que a partir dos conceitos da utilização da ferramenta FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) ou Análise dos Modos e Efeitos de Falha, é possível verificar e antecipar os aspectos e impactos da ocorrência de falhas em um determinado processo. O levantamento de dados através dessa ferramenta auxilia a visualização atual do processo e ajuda na identificação das falhas e também em possíveis melhorias. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o método de processo de exportação marítima atual de uma empresa alimentícia do interior do estado de São Paulo e verificar as principais causas de falhas no processo e realizar a integração da ferramenta FMEA a fim de gerar a possibilidade de ações para melhorar atendimento, satisfação e confiabilidade para os clientes internacionais. Esse processo envolve diversas etapas, desde o recebimento do pedido do cliente até o embarque seguido do envio da documentação do processo de exportação. O método foi basicamente dividido em algumas fases, sendo elas: definição da equipe envolvida no processo, levantamento do processo atual de exportação marítima, preenchimento da planilha FMEA de acordo com o cabeçalho determinado, determinação dos índices de criticidade, análise de risco e ações recomendadas. Os resultados da aplicação desse método para o processo de exportação marítima, foi de acordo com os dados e informações levantadas para o preenchimento da planilha FMEA e foi possível identificar que algumas atividades mereciam mais atenção que outras, já que o índice de RPN (Risk Priority Number) ou Número de Prioridade de Risco mostrou que o risco de falhas é maior em algumas atividades, sendo assim, foram aplicadas algumas ações que geraram melhorias internas, inclusive no atendimento ao cliente internacional.

Keywords: FMEA; Análise de Falhas; Exportação; Melhorias. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
http://eumed.net/cursecon/ecolat/br/17/fmea.html (text/html)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2017:i:228:32

Access Statistics for this article

Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023

More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:erv:observ:y:2017:i:228:32