Inovação tecnológica: uma comparação entre indústria extrativa e indústria de transformação entre 2000 e 2011
Angélica Pott de Medeiros,
Bruna Márcia Machado Moraes,
Luciane Rosa de Oliveira and
Reisoli Bender Filho
Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2017, issue 229
Abstract:
No cenário econômico atual, as inovações possuem importante papel para as organizações, principalmente com a finalidade da geração de lucros, além do que tais inovações tem a capacidade de impulsionar o crescimento econômico. No Brasil, a atividade inovativa no setor da indústria é insuficiente como agente gerador de empregos, renda e bem-estar. Mas, nos últimos anos a polÃtica de apoio à inovação vem se destacando, voltado a aceleração do desenvolvimento das atividades inovativas como forma de incentivos fiscais e financeiros. Devido a isso, o estudo objetivou comparar a evolução da introdução de processos inovativos nas indústrias extrativas e indústrias de transformação no perÃodo de 2000 a 2011. Para isso, fez-se uso da Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC), realizada pelo IBGE, com empresas industriais brasileiras com mais de dez funcionários. As análises indicam que as indústrias de transformação e extrativa aumentaram suas taxas de inovação, porém, a indústria de transformação apresentou maiores proporções de investimentos em inovação, com ênfase na inovação em processos. Quanto ao financiamento de P&D a maioria das empresas utilizou recursos próprios. Ademais, observou-se um aumento significativo de trabalhadores com pós-graduação no setor de P&D, assim como os graduados. Em termos de resultados, a indústria de transformação apresentou maior êxito em transformar suas atividades de P&D em produtos finais, como também na comercialização desses produtos. Como aspecto limitante para atividade de P&D, identificou-se custos elevados para o desenvolvimento dessas atividades, escassez de financiamentos, falta de pessoal qualificado e riscos econômicos excessivos nos dois setores analisados.
Keywords: inovação tecnológica, PINTEC, indústria extrativa, indústria de transformação (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://eumed.net/cursecon/ecolat/br/17/industria.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2017:i:229:42
Access Statistics for this article
Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().