Quem vai ao Pará, Parou; Tomou AçaÃ, ficou: análise das ações de endomarketing nas empresas do setor de Açaà na cidade de Castanhal – PA
Liandra Gross Melo,
FabrÃcio Noura Gomes and
Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano
Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2018, issue 241
Abstract:
A presente pesquisa aborda os desafios e benefÃcios da implantação do programa de endomarketing em organizações que atuam no setor produtivo do açaà na cidade de Castanhal – PA. O objetivo do estudo é identificar as formas da utilização das ferramentas e ações de endomarketing, suas finalidades e como as mesmas contribuem para o avanço das empresas deste setor. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, no qual foram realizadas entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado. Os resultados obtidos demostram que mesmo com a utilização e execução das ferramentas e ações de endomarketing, as empresas ainda encontram desafios como a resistência de alguns colaboradores diante da integração dessas ações devido a sazonalidade, a dificuldade de acesso aos equipamentos e instrumentos de comunicação, ferramentas tecnológicas, e a informalidade no processo de comunicação interna.
Keywords: Cliente Interno; Comunicação Interna; Estratégia; Sazonalidade; Endomarketing. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2018
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/oel/2018/03/endomarketing-castanhal.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2018:i:241:76
Access Statistics for this article
Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().