Avaliação do comércio de peixes ornamentais no estado do Amazonas – Brasil
Vanessa Andreia Martins Ferreira,
Tássia Tamires Estevão Rodrigues,
Priscilla Gomes da Silva,
Carlos Edwar de Carvalho Freitas and
Kedma Cristine Yamamoto
Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2020, issue 265
Abstract:
A comercialização de peixes ornamentais na região da Amazônia é de fundamental importância, sendo responsável pela manutenção e subsistência de grande parte das comunidades pesqueiras. Apesar da pesca ornamental ser ecológica e socialmente viável, fatores económicos contribuÃram fortemente para uma mudança e reorganização do sistema. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o estado da comercialização de peixes ornamentais no estado do Amazonas entre 2006 e 2015, através da análise de guias elaboradas pelo IBAMA, com dados relativos a quantidades exportadas da espécie Cardinal (Paracheirodon axelrodi), preço unitário e total do mesmo, empresas de importação e exportação do estado do Amazonas e principais Estados brasileiros importadores. Concluiu-se que a ausência de pesquisas têm sido um dos entraves na rentabilidade nos negócios com peixes ornamentais no Brasil. Como atividade económica, a pesca ornamental não teve capacidade de adaptação e recuperação do que era outrora, porém, a nÃvel de impactos ambientais aparenta manter-se resiliente.
Keywords: Peixes Ornamentais; Comércio; Estado do Amazonas; Extrativismo; Cadeia Produtiva. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2020
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/oel/2020/03/avaliacao-comercio-peixes.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:observ:y:2020:i:265:37
Access Statistics for this article
Observatorio de la Economía Latinoamericana is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023
More articles in Observatorio de la Economía Latinoamericana from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().