Metodologias ativas no ensino do turismo: uma proposta de utilização do Role-Playing Game (RPG) para discutir impactos ambientais provocados pela visitação
Itamar José Dias e Cordeiro
Turismo y Desarrollo Local, 2017, issue 23
Abstract:
A passividade dos alunos em sala de aula ainda é uma caracterÃstica marcante da educação brasileira. No modelo dominante baseado em metodologias passivas, o aluno se limita a ser um mero espectador e, consequentemente, torna-se, na maior parte das vezes, incapaz de desenvolver seu senso crÃtico. Metodologias ativas, por outro lado, focam na autoaprendizagem e procuram estimular a curiosidade do estudante para pesquisar, refletir e analisar possÃveis situações para tomada de decisão, sendo o professor, nesse caso, um facilitador. Entendendo as metodologias ativas como um recurso importante, o presente artigo se propõe a sugerir uma dinâmica de metodologia ativa baseada em RPG (roleplaying game) para sala de aula, voltada para trabalhar a temática dos impactos ambientais causados pela atividade turÃstica. Após a descrição da proposta da dinâmica são feitas algumas considerações sobre as reflexões que a mesma pode suscitar em sala de aula.
Keywords: metodologias ativas; educação em turismo; jogo de papéis; impactos ambientais; Fernando de Noronha. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/turydes/23/impactos-ambientais.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:turdes:y:2017:i:23:16
Access Statistics for this article
Turismo y Desarrollo Local is currently edited by Servicios Académicos Intercontinentales SL
More articles in Turismo y Desarrollo Local from Servicios Académicos Intercontinentales SL
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().