Da produção à fruição – as trajetórias do espaço rural em Portugal. O caso das Aldeias do Xisto de Góis (Serra da Lousã)
Luiz Alves
Turismo y Desarrollo Local, 2018, issue 24
Abstract:
Ao longo das últimas décadas, o espaço rural europeu, no geral, e português, em particular, tem registado dinâmicas que se vão traduzindo na crescente importância da sua multifuncionalidade, nas mudanças paisagÃsticas e numa alteração clara da sua função principal. Sobretudo desde 1980 e a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), o rural tem sido objeto de um interesse iminentemente urbano que visa inverter a tendência regressiva, com a valorização dos seus recursos e a indução de processos e dinâmicas de desenvolvimento territorial, numa transição da versão produtivista à versão pós-produtivista, da produção à fruição. Os territórios rurais, na atualidade, são palco de novas dimensões funcionais e representações (estética, lúdica e edÃlica) nas quais o turismo e o lazer assumem um papel muito importante, como são caso disso as Aldeias do Xisto de Góis (Serra da Lousã), fruto da sua inclusão na Rede das Aldeias do Xisto (Centro de Portugal).
Keywords: Espaço rural; Multifuncionalidade; Turismo; Lazer; Aldeias do Xisto de Góis. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2018
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://www.eumed.net/rev/turydes/24/producao-fruicao.html (text/html)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:turdes:y:2018:i:24:24
Access Statistics for this article
Turismo y Desarrollo Local is currently edited by Servicios Académicos Intercontinentales SL
More articles in Turismo y Desarrollo Local from Servicios Académicos Intercontinentales SL
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().