EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Magnitude, Economic and political costs of the violence control in Rio de Janeiro

Iser Iser

No 3044, Research Department Publications from Inter-American Development Bank, Research Department

Abstract: No Brasil, a partir da década de oitenta, as mortes por causas externas aumentaram em todas as faixas etárias saltando, a partir de 1989, do quarto para o segundo lugar. Entre 1979 e 1986, por exemplo, as mortes por acidente de trânsito aumentaram em 21%, concentrando-se no grupo de 15 a 19 anos de idade. Já as mortes por homicídio aumentam 56% na população em geral, 90% no grupo de 19 a 24 anos e 136% no subgrupo de 15 a 19 anos . Assim, a violência, embora generalizada, parece eleger como alvo preferencial os mais jovens, atingindo sobretudo a população economicamente ativa das regiões metropolitanas e, desta forma, agride o potencial econômico e intelectual da sociedade brasileira. No Rio de Janeiro, os dados parecem ainda mais alarmantes: os homicídios, principal causa específica no conjunto de óbitos, aumentaram de 33,4%, em 1980 (em contraposição aos 30,4% dos acidentes), para 45,2% no final de 1988 (contra 31,2% dos acidentes). A prevalência dos homicídios no perfil das mortes violentas no Rio de Janeiro consegue portanto chocar o próprio Brasil, onde, no mesmo ano, os óbitos por homicídios corresponderam a 24,1% e os de acidente de trânsito, a 29,3% . Esta escalada adentra a década de 90 e, em 1995, o número de óbitos ocorridos no Município do Rio de Janeiro por causas externas bate todos os recordes alcançados durante a década de 80 e ultrapassa os 800 óbitos por mês, segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Apesar das evidentes repercussões desse fenômeno na qualidade de vida dos brasileiros, existem, relativamente, poucos estudos sobre a sua magnitude, seus fatores de risco e os custos, sejam diretos ou indiretos, dos diversos tipos de violência. A partir de um instrumental interdisciplinar que integrasse a abordagem da Saúde Pública, das Ciências Sociais e da Economia, o ISER, com o apoio técnico do Centers for Disease Control and Prevention de Atlanta, CDC-Atlanta, e financiamento do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento, BID, buscou minimizar essa lacuna através de um estudo que dividimos em três partes: na primeira, tratamos de estimar a magnitude do fenômeno; na segunda, avaliar o impacto e os custos econômicos da violência e, finalmente, examinar, em uma perspectiva de avaliação custo-benefício, a vitimização resultante de um dos aspectos das políticas de controle da violência no município do Rio de Janeiro, qual seja, o resultado das intervenções policiais.

Date: 1998-02
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
http://www.iadb.org/research/pub_hits.cfm?pub_id=R ... le_name=pubR-347.pdf (application/pdf)
Our link check indicates that this URL is bad, the error code is: 404 Not Found (http://www.iadb.org/research/pub_hits.cfm?pub_id=R-347&pub_file_name=pubR-347.pdf [301 Moved Permanently]--> https://www.iadb.org/research/pub_hits.cfm?pub_id=R-347&pub_file_name=pubR-347.pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:idb:wpaper:3044

Access Statistics for this paper

More papers in Research Department Publications from Inter-American Development Bank, Research Department Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Felipe Herrera Library ().

 
Page updated 2025-04-16
Handle: RePEc:idb:wpaper:3044