O comércio intra-sectorial no sector agro-alimentar em Portugal: o cluster de produtos competitivos/ Intra-industry trade in Portuguese agro-industry: the competitive cluster
Cristina Hagatong and
Horácio Faustino ()
No 2012/18, Working Papers Department of Economics from ISEG - Lisbon School of Economics and Management, Department of Economics, Universidade de Lisboa
Abstract:
Com base nos dados de comércio para os 27 países da União Europeia e para os 10 principais parceiros comerciais no resto do mundo, este trabalho analisa a evolução do comércio intra-sectorial total e por tipos (comércio intra-sectorial horizontal e vertical) na indústria agro-alimentar (IAA) Portuguesa para o período 2000-2008. Utilizando uma desagregação a 5 dígitos da CAE, o estudo analisa os 20 principais do comércio bilateral (produtos em que o comércio- exportações mais importações- é mais elevado) sendo os índices ao nível da indústria calculados como média ponderada dos índices ao nível do produto. A análise para a IAA permite-nos concluir que este sector acompanha a evolução do nosso país como país desenvolvido em termos do padrão de comércio dos produtos industriais. Ao longo do período em análise houve um aumento do conteúdo intra-sectorial no comércio dos produtos da IAA e o comércio intra-sectorial é predominantemente do tipo vertical. Os resultados evidenciam, também, que os nossos principais parceiros comerciais em termos de comércio intra-sectorial na IAA são a Espanha (com grande destaque), a Itália, a França e a Bélgica e a Alemanha, coincidindo, em termos gerais, com aqueles que são os nossos principais parceiros comerciais. Na análise para os países extra- Comunitários destaca-se o Canadá. Na análise microeconómica destacam-se a produção de vinhos comuns e licorosos, os produtos cárneos, os lacticínios, mas, também, a produção de azeite, a fabricação de sumos de frutos e de produtos hortícolas e a congelação de produtos de pesca e da aquacultura, principalmente no comércio com a Espanha. Novamente, a Espanha e a Itália são os mercados mais importantes para os produtos referidos.
Keywords: comércio intra-sectorial; comércio intra-sectorial horizontal; comércio intra-sectorial vertical; diferenciação do produto; indústria agro-alimentar; Portugal; União Europeia. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2012-06
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://depeco.iseg.ulisboa.pt/wp/wp182012.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ise:isegwp:wp182012
Access Statistics for this paper
More papers in Working Papers Department of Economics from ISEG - Lisbon School of Economics and Management, Department of Economics, Universidade de Lisboa Department of Economics, ISEG - Lisbon School of Economics and Management, Universidade de Lisboa, Rua do Quelhas 6, 1200-781 LISBON, PORTUGAL.
Bibliographic data for series maintained by Vitor Escaria ().