Retomando o debate sobre o Direito à Moradia na ordem jurídica brasileira: notas essenciais e questões inescapáveis a seu respeito
Alex Ferreira Magalhães
LARES from Latin American Real Estate Society (LARES)
Abstract:
Nos últimos 10 anos o Brasil assistiu o ressurgimento da política habitacional em escala nacional, por meio de diversas iniciativas, tais como a criação do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, do Plano Nacional de Habitação, e do surgimento do programa intitulado "Minha Casa, Minha Vida". De um angulo jurídico, a análise das medidas que interferem no quadro das necessidades habitacionais possui uma referência fundamental, incorporada expressamente à Constituição da República: a instituição do "Direito à Moradia". Diante desse quadro, o presente trabalho visa apresentar uma sistematização de referências jurídicas sobre essa instituição - de ordem legislativa, teórico-doutrinária e jurisprudencial - a fim de atualizar o debate a respeito do significado e dos efeitos jurídicos concretos decorrentes da enunciação do Direito à Moradia na Carta Magna brasileira. Trata-se de um debate de grande relevância jurídica e social, na medida em que a questão do acesso à moradia adequada ainda está por ser equacionada para amplos segmentos da sociedade brasileira. Entre os resultados esperados, almeja-se consolidar uma série de indicações e diretrizes jurídicas que sirvam para a avaliação de políticas, programas e projetos em curso no setor habitacional, bem como da própria legislação em vigor, tanto a que se refira especificamente à questão habitacional, quanto aquela que, de algum modo, interfira ou produza efeitos sobre o acesso e desfrute da moradia.
Keywords: 1988’s Brazilian Constitution; Constituição de 1988; Direito à moradia; direitos sociais; efetividade; effectiveness of law; Housing Policy; Política Habitacional; Right to housing; social rights (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R3 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2012-09-01
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://lares.architexturez.net/doc/oai-lares-id-lares-2012-637-895-2-rv (text/html)
https://lares.architexturez.net/system/files/LARES_2012_637-895-2-RV.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:lre:wpaper:lares_2012_637-895-2-rv
Access Statistics for this paper
More papers in LARES from Latin American Real Estate Society (LARES) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Architexturez Imprints ().