PRODUTO IMOBILIÁRIO E PERCEPÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO: UM ESTUDO DA TRANSFORMAÇÃO DA ÁREA-ALVO DA OPERAÇÃO URBANA VILA LEOPOLDINA-JAGUARÉ
Eunice Helena Sguizzardi Abascal,
Raquel Cymrot,
Angélica A. Tanus Benatti Alvi and
Volia Regina Costa Kato
LARES from Latin American Real Estate Society (LARES)
Abstract:
Este artigo baseia-se em pesquisa1 que discute a relação entre a transformação urbana pelo mercado imobiliário e o desenvolvimento induzido proposto pelas Operações Urbanas. O objetivo específico é investigar o que foi proposto no plano para a Operação Urbana Vila Leopoldina-Jaguaré em 2003 para sua área-alvo, em perímetro definido nesses distritos, e as realizações do mercado imobiliário, na forma de condomínios residenciais verticais. Essa Operação Urbana, produto de estudos realizados pela então equipe técnica da SEMPLA, não foi implementada, sequer regulamentada. Investigaram-se as relações entre o ambiente proposto pelo plano e a transformação urbana real: a percepção que consumidores de unidades em condomínios verticais de médio e alto padrão têm do bairro, razões para sua escolha, justificativas de aquisição de imóveis na área, utilização dos recursos do bairro e eventuais vantagens/desvantagens. A pesquisa envolve moradores da Rua Carlos Weber, via intensamente ocupada por condomínios e símbolo da transformação urbanística operada pelo mercado, e demais vias no perímetro da OU, em que vem ocorrendo verticalização. A metodologia consiste em aplicação de questionário aos responsáveis por domicílio na área-alvo da OU, disseminado na Internet e realização de análise estatística. Respostas obtidas na Rua Carlos Weber foram comparadas com de outras vias, através testes para diferenças de variâncias e para diferenças das médias das variáveis medidas nas duas situações. Também foram realizados testes de independência entre morar ou não na Carlos Weber e outras variáveis pertinentes. A análise estatística dos dados coletados, com recorte analítico da Rua Carlos Weber e demais vias da região, sugere que as principais razões que justificam a transformação urbana são a aquisição de produtos imobiliários em condomínios fechados, com equipamentos de lazer coletivos, e a percepção de “um bairro agradável para morar”, embasada nas características do produto imobiliário e no modo de vida envolvendo posse de automóvel.1. A pesquisa tem recursos do CNPQ (Edital 2/2010 – Ciências Sociais Aplicadas), vigendo até agosto de 2013. O grupo de pesquisadores é integrado pelos professores Eunice Helena S. Abascal, Angélica A. T. Benatti Alvim, Claudia V. Stinco, Gilda Collet Bruna, Marcelo de Mendonça Bernardini; Paula Raquel Jorge Vendramini; Raquel Cymrot, Ricardo Hernán Medrano, Vladimir F. Maciel e Volia Regina C. Kato. Os estudantes de graduação com iniciações científicas vinculadas ao projeto são Mariana Ignacio, Simone Cavalette Piccolini Fernandes e Tomas Antonio Giannatasio Bozeda.
Keywords: condomínios residenciais verticais; mercado imobiliário; OU Vila Leopoldina-Jaguaré; pesquisa Survey; real estate; survey research; transformações urbanas; urban transformations; vertical residential condominiums; Vila Leopoldina-Jaguaré UO (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R3 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2012-09-01
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://lares.architexturez.net/doc/oai-lares-id-lares-2012-703-887-1-rv (text/html)
https://lares.architexturez.net/system/files/LARES_2012_703-887-1-RV.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:lre:wpaper:lares_2012_703-887-1-rv
Access Statistics for this paper
More papers in LARES from Latin American Real Estate Society (LARES) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Architexturez Imprints ().