EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

PRODUTO IMOBILIÁRIO E PERCEPÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO: UM ESTUDO DA TRANSFORMAÇÃO DA ÁREA-ALVO DA OPERAÇÃO URBANA VILA LEOPOLDINA-JAGUARÉ

Eunice Helena Sguizzardi Abascal, Raquel Cymrot, Angélica A. Tanus Benatti Alvi and Volia Regina Costa Kato

LARES from Latin American Real Estate Society (LARES)

Abstract: Este artigo baseia-se em pesquisa1 que discute a relação entre a transformação urbana pelo mercado imobiliário e o desenvolvimento induzido proposto pelas Operações Urbanas. O objetivo específico é investigar o que foi proposto no plano para a Operação Urbana Vila Leopoldina-Jaguaré em 2003 para sua área-alvo, em perímetro definido nesses distritos, e as realizações do mercado imobiliário, na forma de condomínios residenciais verticais. Essa Operação Urbana, produto de estudos realizados pela então equipe técnica da SEMPLA, não foi implementada, sequer regulamentada. Investigaram-se as relações entre o ambiente proposto pelo plano e a transformação urbana real: a percepção que consumidores de unidades em condomínios verticais de médio e alto padrão têm do bairro, razões para sua escolha, justificativas de aquisição de imóveis na área, utilização dos recursos do bairro e eventuais vantagens/desvantagens. A pesquisa envolve moradores da Rua Carlos Weber, via intensamente ocupada por condomínios e símbolo da transformação urbanística operada pelo mercado, e demais vias no perímetro da OU, em que vem ocorrendo verticalização. A metodologia consiste em aplicação de questionário aos responsáveis por domicílio na área-alvo da OU, disseminado na Internet e realização de análise estatística. Respostas obtidas na Rua Carlos Weber foram comparadas com de outras vias, através testes para diferenças de variâncias e para diferenças das médias das variáveis medidas nas duas situações. Também foram realizados testes de independência entre morar ou não na Carlos Weber e outras variáveis pertinentes. A análise estatística dos dados coletados, com recorte analítico da Rua Carlos Weber e demais vias da região, sugere que as principais razões que justificam a transformação urbana são a aquisição de produtos imobiliários em condomínios fechados, com equipamentos de lazer coletivos, e a percepção de “um bairro agradável para morar”, embasada nas características do produto imobiliário e no modo de vida envolvendo posse de automóvel.1. A pesquisa tem recursos do CNPQ (Edital 2/2010 – Ciências Sociais Aplicadas), vigendo até agosto de 2013. O grupo de pesquisadores é integrado pelos professores Eunice Helena S. Abascal, Angélica A. T. Benatti Alvim, Claudia V. Stinco, Gilda Collet Bruna, Marcelo de Mendonça Bernardini; Paula Raquel Jorge Vendramini; Raquel Cymrot, Ricardo Hernán Medrano, Vladimir F. Maciel e Volia Regina C. Kato. Os estudantes de graduação com iniciações científicas vinculadas ao projeto são Mariana Ignacio, Simone Cavalette Piccolini Fernandes e Tomas Antonio Giannatasio Bozeda.

Keywords: condomínios residenciais verticais; mercado imobiliário; OU Vila Leopoldina-Jaguaré; pesquisa Survey; real estate; survey research; transformações urbanas; urban transformations; vertical residential condominiums; Vila Leopoldina-Jaguaré UO (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R3 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2012-09-01
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://lares.architexturez.net/doc/oai-lares-id-lares-2012-703-887-1-rv (text/html)
https://lares.architexturez.net/system/files/LARES_2012_703-887-1-RV.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:lre:wpaper:lares_2012_703-887-1-rv

Access Statistics for this paper

More papers in LARES from Latin American Real Estate Society (LARES) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Architexturez Imprints ().

 
Page updated 2025-04-18
Handle: RePEc:lre:wpaper:lares_2012_703-887-1-rv