EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Westfield Stratford City Shoppping Center: principal apoio e legado dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Maria Luiza Fava Grassiotto, Denise de Cássia Rossetto Januzzi, Junker de Assis Grassiotto, Renata Romagnolli Basso and Gilson Bergoc

LARES from Latin American Real Estate Society (LARES)

Abstract: Os efeitos futuros de megaeventos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos são assuntos complexos. A cidade sede aspira, e é também solicitada pela entidade internacional a produzir um evento que atinja elevados níveis de realização que atenda um amplo leque de benefícios sociais, culturais e econômicos. Como um ato de construção da cidade do séc. XXI, os Jogos Olímpicos de Londres 2012, alavancaram um dos maiores projetos de regeneração urbana da Europa, levando adiante a ambição de crescimento urbano, com a organização de recursos públicos e privados, estruturas institucionais e processos de planejamento combinando visão e ação. O Westfield Stratford City Shopping Center é participante desse projeto como parte da infraestrutura criada para atender as olimpíadas e posteriormente sustentar o desenvolvimento local, sendo atualmente um importante legado deixado à população pós-evento. Inaugurado em setembro de 2011, com 175.000 m2 de área de vendas, abriga mais de 300 lojas, 17 salas de cinema, parque de diversões, três hotéis e o maior cassino do país. O diferencial do projeto foi a adoção da dupla funcionalidade da proposta, contendo uma rua comercial aberta, acesso ao parque, hojerebatizado como “Queen Elizabeth”, por onde chegam ao empreendimento 80% dos usuários. Do outro lado, o shopping coberto que dá acesso às estações de trem e metrô, além do mix das atividades. A solução geométrica inovadora adotada, passou a aparecer nos novos centros comerciais, principalmente europeus, em função do clima de contrastes, tendo em vista a otimização e ocupação dos espaços em todos os períodos do ano. Principalmente as grandes lojas e restaurantes usufruem desse duplo acesso. Consiste numa excelente estratégia para os negócios, mantendo a atratividade para o usuário consumidor. Este texto relata um pouco da história do empreendimento e suas especificidades em relação à arquitetura e implantação urbana, de modo a servir de exemplo e subsídio para propostas semelhantes.

Keywords: centros comerciais multifuncionais; commercial multifunction centers; legado de megaeventos; mega events legacy; projetos de regeneração urbana; urban regeneration projects (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R3 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2014-09-01
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://lares.architexturez.net/doc/oai-lares-id-lares-2014-958-1193-1-rv (text/html)
https://lares.architexturez.net/system/files/LARES_2014_958-1193-1-RV.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:lre:wpaper:lares_2014_958-1193-1-rv

Access Statistics for this paper

More papers in LARES from Latin American Real Estate Society (LARES) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Architexturez Imprints ().

 
Page updated 2025-04-18
Handle: RePEc:lre:wpaper:lares_2014_958-1193-1-rv