EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Fundos Imobiliários, ativos-alvo e seus respectivos mercados: Galpões Logístico-industriais e Escritórios Corporativos (2013-2016)

Rafael Bertazzi Costa Rosa and Cláudio Tavares de Alencar

LARES from Latin American Real Estate Society (LARES)

Abstract: Através dos Fundos de Investimento Imobiliário (FII), investidores adquirem frações de imóveis, objetivando com isso a obtenção de rendimentos advindos de contratos de locação ou comercialização. Os FII também proporcionam riqueza por meio da valorização das cotas.Dentre os indicadores que aferem a performance dos FII voltados para a locação estão a Rentabilidade Mensal da Locação, Taxa de Ocupação, Percentual do Ativo Investido em Real Estate e Variação Acumulada do Valor Mensal Médio das Cotas, sendo que esses apresentam-se sensíveis aos resultados mercadológicos de seus ativos-alvo. E considerando que esses ativos estão inseridos em relações de mercado, presume-se a identificação de “elementos-chave” que, aplicados às características dos respectivos segmentos, auxiliam na interpretação dos indicadores.O objetivo deste estudo é analisar (2013-2016) em que medida a performance dos segmentos dos ativos- alvo dos FII de Galpões e Escritórios influenciaram os resultados de seus indicadores, sendo mandatório também identificar os referidos elementos-chave. Inicialmente, objetivou-se encontrar os indicadores dos FII, divididos em dois grupos conforme seus ativos-alvo, sendo que os FII aqui analisados aportam recursos em somente um tipo de segmento (foram analisados os dez FII negociados na BM&F Bovespa de maior Patrimônio Líquido). O estudo identificou, através de Regressão Linear, a evolução dos indicadores e estabeleceu comparações entre os grupos. Em seguida foram obtidas informações por meio de relatórios acerca das relações mercadológicas dos Galpões e Escritórios, sendo analisados e destacados os seus conteúdos sob o ponto de vista do estudo, de forma que pudessem ser obtidos indicativos que relacionassem as performances dos segmentos com os indicadores dos FII. Por fim, consolidou-se as etapas anteriores, sendo identificados os seguintes elementos-chave: dinâmica da valorização espacial, grau da sincronia entre oferta e demanda marginal e grau de dependência efetiva do espaço físico. Adicionalmente, foram apresentados dados e informações que auxiliassem na sustentação destes elementos-chave.

Keywords: Corporate Offices; elementos-chave; Escritórios Corporativos; FII indicators; fundos de investimento imobiliário (FII); galpões logístico-industriais; indicadores dos FII; key elements; logistic-industrial wharehouses; real estate investment funds (initials FII, in Portuguese) (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R3 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017-09-01
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://lares.architexturez.net/doc/oai-lares-id-lares-2017-paper-77 (text/html)
https://lares.architexturez.net/system/files/LARES_2017_Paper_77.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:lre:wpaper:lares_2017_paper_77

Access Statistics for this paper

More papers in LARES from Latin American Real Estate Society (LARES) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Architexturez Imprints ().

 
Page updated 2025-04-18
Handle: RePEc:lre:wpaper:lares_2017_paper_77