Fundos Imobiliários, ativos-alvo e seus respectivos mercados: Galpões Logístico-industriais e Escritórios Corporativos (2013-2016)
Rafael Bertazzi Costa Rosa and
Cláudio Tavares de Alencar
LARES from Latin American Real Estate Society (LARES)
Abstract:
Através dos Fundos de Investimento Imobiliário (FII), investidores adquirem frações de imóveis, objetivando com isso a obtenção de rendimentos advindos de contratos de locação ou comercialização. Os FII também proporcionam riqueza por meio da valorização das cotas.Dentre os indicadores que aferem a performance dos FII voltados para a locação estão a Rentabilidade Mensal da Locação, Taxa de Ocupação, Percentual do Ativo Investido em Real Estate e Variação Acumulada do Valor Mensal Médio das Cotas, sendo que esses apresentam-se sensíveis aos resultados mercadológicos de seus ativos-alvo. E considerando que esses ativos estão inseridos em relações de mercado, presume-se a identificação de “elementos-chave” que, aplicados às características dos respectivos segmentos, auxiliam na interpretação dos indicadores.O objetivo deste estudo é analisar (2013-2016) em que medida a performance dos segmentos dos ativos- alvo dos FII de Galpões e Escritórios influenciaram os resultados de seus indicadores, sendo mandatório também identificar os referidos elementos-chave. Inicialmente, objetivou-se encontrar os indicadores dos FII, divididos em dois grupos conforme seus ativos-alvo, sendo que os FII aqui analisados aportam recursos em somente um tipo de segmento (foram analisados os dez FII negociados na BM&F Bovespa de maior Patrimônio Líquido). O estudo identificou, através de Regressão Linear, a evolução dos indicadores e estabeleceu comparações entre os grupos. Em seguida foram obtidas informações por meio de relatórios acerca das relações mercadológicas dos Galpões e Escritórios, sendo analisados e destacados os seus conteúdos sob o ponto de vista do estudo, de forma que pudessem ser obtidos indicativos que relacionassem as performances dos segmentos com os indicadores dos FII. Por fim, consolidou-se as etapas anteriores, sendo identificados os seguintes elementos-chave: dinâmica da valorização espacial, grau da sincronia entre oferta e demanda marginal e grau de dependência efetiva do espaço físico. Adicionalmente, foram apresentados dados e informações que auxiliassem na sustentação destes elementos-chave.
Keywords: Corporate Offices; elementos-chave; Escritórios Corporativos; FII indicators; fundos de investimento imobiliário (FII); galpões logístico-industriais; indicadores dos FII; key elements; logistic-industrial wharehouses; real estate investment funds (initials FII, in Portuguese) (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R3 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017-09-01
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://lares.architexturez.net/doc/oai-lares-id-lares-2017-paper-77 (text/html)
https://lares.architexturez.net/system/files/LARES_2017_Paper_77.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:lre:wpaper:lares_2017_paper_77
Access Statistics for this paper
More papers in LARES from Latin American Real Estate Society (LARES) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Architexturez Imprints ().