EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Serão os ‘estudantes empreendedores’ os empreendedores do futuro? O contributo das empresas juniores para o empreendedorismo

Ana Sofia Ferreira (), Leonídio Fonseca () and Lilian Santos ()
Additional contact information
Ana Sofia Ferreira: Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal
Leonídio Fonseca: Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal
Lilian Santos: Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal

FEP Working Papers from Universidade do Porto, Faculdade de Economia do Porto

Abstract: Poucos estudos empíricos têm sido feitos sobre empreendedorismo social, em particular, sobre o trabalho feito por indivíduos ou organizações cujo objectivo é solucionar problemas de cariz social. As empresas juniores e associações de alunos criadas no seio do sistema de ensino superior, cujo objectivo é a promoção do estreitamento de relações entre estudantes e empresas, são um exemplo deste tipo de organizações. Nas últimas décadas o número de empresas juniores no sistema de ensino superior tem aumentado significativamente. Alguns alegam que elas representam verdadeiras "incubadoras" de talentos e negócios, numa escala relativamente pequena, que está adaptada às actividades académicas dos alunos envolvidos. A literatura existente sobre empreendedorismo social e empreendedorismo efectivo geralmente enfatiza, respectivamente, aspectos conceituais e a enumeração das características de um indivíduo com um perfil empreendedor. Além disso, a literatura sobre empreendedorismo estudantil aborda particularmente o papel da educação e da formação no empreendedorismo, como uma forma de promover e reforçar as atitudes empreendedoras dos estudantes. O nosso estudo difere da literatura existente no seu objectivo e alcance, proporcionando uma abordagem complementar. Em concreto, analisamos não a forma de incutir o espírito empreendedor através de planos de estudos ou de formação, mas sim, como a participação dos estudantes envolvidos em empresas juniores contribui para o desenvolvimento das suas potencialidades e reforçar, através da prática, as características empreendedoras. Assim, o nosso objectivo é compreender até que ponto o trabalho nessas organizações desenvolve nos alunos competências empreendedoras e a importância que essas organizações podem ter na formação de futuros empresários e CEOs. Mais especificamente, analisamos como a participação de estudantes nas empresas juniores aumenta as suas competências, nomeadamente em matéria de liderança, criatividade e inovação, facilitando não só a entrada (com êxito) no mercado de trabalho, reflectido na ocupação de determinados cargos, mas também incentivando a criação de novas oportunidades. Para alcançar estes objectivos administrámos um inquérito a todos os ex-membros da FEP Junior Consulting, uma empresa júnior da Faculdade de Economia do Porto, com 12 anos de existência. Baseado em 44 respostas dos 93 ex-membros (taxa de resposta: 47,3%) concluímos que a participação na FJC desenvolve características empreendedoras, com metade dos inquiridos a apresentar características empreendedoras (empreendedorismo potencial) e 11,4% dos inquiridos tendo já criado um negócio (empreendedorismo efectivo), média esta superior à verificada na população adulta portuguesa.

Keywords: empreendedorismo; associativismo juvenil; Portugal (search for similar items in EconPapers)
Pages: 30 pages
Date: 2009-08
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
http://www.fep.up.pt/investigacao/workingpapers/09.08.27_wp333.pdf (application/pdf)
Our link check indicates that this URL is bad, the error code is: 404 Not Found (http://www.fep.up.pt/investigacao/workingpapers/09.08.27_wp333.pdf [302 Found]--> https://fep.up.pt/investigacao/workingpapers/09.08.27_wp333.pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:por:fepwps:333

Access Statistics for this paper

More papers in FEP Working Papers from Universidade do Porto, Faculdade de Economia do Porto Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:por:fepwps:333