EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Decomposição estrutural das emissões de CO2 do BRIC

Claudia Perdigão, Thais Fernanda Faião, Rossana Lott Rodrigues, Emerson Guzzi Zuan Esteves, Umberto Antônio Sesso Filho and Irene Domenes Zapparoli

Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2017, vol. 11, issue 3, 293-313

Abstract: Diante da expectativa de crescimento para as próximas décadas e dos desafios apresentados pelas matrizes energéticas, o modelo de desenvolvimento do BRIC ganha ênfase ante as questões ambientais. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a trajetória das emissões de CO2 para esses países no período entre 1999 e 2009. Para tanto, a metodologia de análise de decomposição estrutural com base em dados de insumo-produto foi utilizada, uma vez que ela permite a consideração dos efeitos intensidade, tecnologia, estrutura e volume da demanda final sobre a variação da emissão de CO2. Com isso, buscou-se averiguar a influência dos elementos da estrutura econômica sobre a evolução do lançamento de dióxido de carbono na atmosfera, bem como identificar a participação dos setores produtivos dos países em tais emissões. Os resultados mostraram que, no Brasil e na Rússia, o aumento das emissões de dióxido de carbono ocorreu principalmente pela demanda final, enquanto na China e na Índia tal aumento pode ser atrelado aos efeitos gerados pela alta taxa de formação bruta de capital fixo. Também identificamos que todos os países do BRIC apresentaram resultados satisfatórios em políticas setoriais de redução de emissão de CO2, sendo o Brasil o pioneiro entre eles.

Keywords: Emissão de CO2; Decomposição estrutural; Matriz insumo-produto (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: O13 Q56 R11 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2017
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/192 Full text (text/html)
ris

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ris:rberur:0044

Access Statistics for this article

Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos is currently edited by Edson Paulo Domingues, Weslem Rodrigues Faria and Inácio Fernandes de Araújo

More articles in Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos from Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Edson Paulo Domingues ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:ris:rberur:0044