Diferenciais de salários na região Nordeste: uma análise segundo condição de migração e nível educacional
Maria Adreciana Silva de Aguiar,
Daniel Tomaz de Sousa and
Priscila Silva Rodrigues
Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2018, vol. 12, issue 4, 436-452
Abstract:
Este artigo analisa os diferenciais de rendimentos entre as condições de migração por nível educacional na região Nordeste. A partir dos dados da PNAD de 2014, foi empregado o método proposto por Lee (1983) nas equações salariais para corrigir o potencial problema de viés de seleção na amostra. Para avaliar os diferenciais salariais entre migrantes e não migrantes e entre as categorias de migrantes, utilizou-se a decomposição proposta por Oaxaca (1973) e Blinder (1973). Os achados sugerem que, para cada faixa de ensino concluída, gera-se um incremento salarial, existindo um maior retorno em educação alcançado principalmente pelos remigrados. E os resultados das decomposições salariais indicam que os migrantes apresentam maiores rendimentos quando comparados aos não migrantes. Ademais, também foi constatado que ter no mínimo um diploma de graduação aumenta a diferença salarial dos migrantes frente aos que decidem por não migrar e entre os grupos de migrantes.
Keywords: Diferencial de rendimentos; Migração; Educação; Decomposição de Oaxaca-Blinder (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: J24 J31 J61 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2018
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/340 Full text (text/html)
ris
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ris:rberur:0080
Access Statistics for this article
Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos is currently edited by Edson Paulo Domingues, Weslem Rodrigues Faria and Inácio Fernandes de Araújo
More articles in Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos from Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Edson Paulo Domingues ().