EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Uma Análise Teórica e Empírica sobre o Comportamento dos Crimes Patrimoniais no Estado de Minas Gerais no Período de 2000 a 2015

Aleff Neivisson Ferreira Lopes, Luciana Maria Cordeiro and Luiz Paulo Fontes de Rezende

Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2020, vol. 14, issue 4, 714-747

Abstract: Este artigo analisa alguns dos fatores que podem ter influenciado a evolução do número de crimes violentos contra o patrimônio em Minas Gerais. Inicialmente, é realizada uma revisão de literatura sobre a “Economia do Crime”. Além de revisar o modelo de oferta individual de crimes do economista norte-americano Gary S. Becker (1968), estudos empíricos que tratam sobre o tema também foram considerados. Em um segundo momento, fazendo uso de métodos econométricos com dados em painel, foram obtidos resultados que demonstram que a taxa de crimes violentos contra o patrimônio está relacionada com o gasto per capita na área da educação, além de indicadores demográficos e de renda, como taxa de urbanização, densidade demográfica, percentual de jovens na população, renda média do setor formal e desigualdade de renda. Dentre os principais resultados, destacam-se o efeito dinâmico do gasto per capita com educação e o percentual de jovens na população, contribuindo para a explanação do comportamento dessas duas variáveis sobre a taxa de crimes violentos contra o patrimônio em Minas Gerais.

Keywords: Economia do crime; Economia mineira; Modelos com dados em painel; Criminalidade patrimonial (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: C33 P25 R11 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2020
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/647 Full text (text/html)
ris

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ris:rberur:0111

Access Statistics for this article

Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos is currently edited by Edson Paulo Domingues, Weslem Rodrigues Faria and Inácio Fernandes de Araújo

More articles in Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos from Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Edson Paulo Domingues ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:ris:rberur:0111