O “Minha Casa Minha Vida” Dá Voto?
Eduardo Simões de Almeida and
Thandara Maria Kathleen da Silva
Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 2021, vol. 15, issue 1, 98-123
Abstract:
O objetivo deste trabalho é investigar se o Programa “Minha Casa Minha Vida” (MCMV) gerou retorno eleitoral para o candidato do governo nos pleitos presidenciais. O desenho do Programa MCMV permite o surgimento de clientelismo político no cadastramento e na seleção dos beneficiários finais para o recebimento de moradias. Se tal característica não for levada em conta na análise, o retorno eleitoral de programas sociais como “Minha Casa Minha Vida” pode não ser adequadamente capturado. Porém, o clientelismo político é uma característica não observada nos dados. Para contornar isso, foram estimadas regressões usando dados em painel com controle de efeitos fixos em nível microrregional. Os resultados revelam que, apesar de haver potencial prática de clientelismo político, não há evidência de retorno eleitoral do programa MCMV.
Keywords: Retorno eleitoral; Clientelismo político; Programa “Minha Casa Minha Vida” (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: C23 H53 R50 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2021
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://revistaaber.org.br/rberu/article/view/690 Full text (text/html)
ris
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:ris:rberur:0116
Access Statistics for this article
Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos is currently edited by Edson Paulo Domingues, Weslem Rodrigues Faria and Inácio Fernandes de Araújo
More articles in Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos from Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ABER) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Edson Paulo Domingues ().