Flexibilização do mercado de trabalho e percursos de transição de jovens: uma abordagem qualitativa do caso da área metropolitana de Lisboa
Ilona Kovács
No wp012013, Working Papers from SOCIUS, Research Centre in Economic and Organisational Sociology at the School of Economics and Management (ISEG) of the University of Lisbon
Abstract:
Este texto analisa os percursos de transição de jovens na Área Metropolitana de Lisboa com base em alguns resultados de um projecto de investigação. Os jovens tendem a ser mais afectados pelos efeitos negativos da flexibilização do mercado de trabalho. A transição para a vida adulta, num contexto marcado pela incerteza, tende a tornar-se num processo mais prolongado, não linear, diferenciado e individualizado. Daí a opção por uma abordagem qualitativa baseada em informações obtidas por via de entrevistas semi-estruturadas. É apresentada uma tipologia com quatro tipos de percursos de transição de trabalho e de vida. Cada tipo é ilustrado com biografias próximas aos tipos ideais de percurso. Os diversos tipos de transição indicam as desigualdades e a acumulação de vantagens e desvantagens nos vários aspectos analisados.
Keywords: jovens; mercado de trabalho; flexibilidade; tipologia de percursos de transição (search for similar items in EconPapers)
Date: 2013-01
References: View complete reference list from CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
https://socius.rc.iseg.ulisboa.pt/RePEc/soc/wpaper/wp012013.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:soc:wpaper:wp012013
Access Statistics for this paper
More papers in Working Papers from SOCIUS, Research Centre in Economic and Organisational Sociology at the School of Economics and Management (ISEG) of the University of Lisbon Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Mónica Fraga ().