EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Fatores Socioeconômicos, Demográficos, Regionais e Comportamentais que Influenciam no Conhecimento sobre HIV/AIDS

Guilherme Irffi, Ricardo Brito Soares and Sergio Aquino DeSouza
Additional contact information
Guilherme Irffi: Universidade Federal do Ceará (UFC)
Ricardo Brito Soares: Universidade Federal do Ceará (UFC)
Sergio Aquino DeSouza: Universidade Federal do Ceará (UFC)

Economia, 2010, vol. 11, issue 2, 333_356

Abstract: Este artigo procurou traçar um perfil da sociedade brasileira em idade sexualmente ativa com respeito ao conhecimento adquirido sobre HIV/AIDS. Neste sentido procurou-se identificar como fatores socioeconômicos, demográficos, comportamentais e de localização, influenciam no nível de conhecimento das pessoas sobre as formas de transmissão do HIV, a partir das informações geradas pela pesquisa: “Comportamento Sexual da População Brasileira e Percepções do HIV/AIDS”. A identificação de grupos mais expostos a falta de conhecimento é um fator importante para identificar potenciais grupos de risco que possam ser alvo de campanhas de prevenção mais eficazes. Para desenvolver a análise empírica foram utilizados Modelos Logit Ordenados, dado que a variável identificadora do nível de conhecimento desta pesquisa segue um ordenamento crescente com escalas assimétricas. A partir desta análise, verificou-se que o processo de “pauperização” da AIDS no Brasil pode ter sido influenciado por um desnível significativo no nível de conhecimento sobre HIV/AIDS, desfavorecendo aqueles com piores condições de educação e nível social. Também se verificou que a região Nordeste apresentou o menor nível de conhecimento o que conjuga em escala regional o processo acima descrito. Ainda observou-se que o conhecimento é mais perceptível em mulheres heterossexuais do que em homens heterossexuais ou homossexuais/bi. Um possível desencontro entre informações de qualidade e grupos potenciais de risco leva ao questionamento da eficácia de campanhas de prevenção generalistas. Embora o efeito da mídia no conhecimento tenha sido estatisticamente significante, principalmente para rádio e televisão, ele foi de magnitude reduzida.

Keywords: HIV/AIDS; População Brasileira; Grupos de Risco; Fatores Socioeconômicos e Demográficos; Modelo Logit Ordenado (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: C25 I18 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2010
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
http://www.anpec.org.br/revista/vol11/vol11n2p333_356.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:anp:econom:v:11:y:2010:i:2:333_356

Ordering information: This journal article can be ordered from
Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil
http://www.anpec.org.br/revista/

Access Statistics for this article

Economia is currently edited by Joaquim Pinto de Andrade

More articles in Economia from ANPEC - Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia [Brazilian Association of Graduate Programs in Economics] Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Rodrigo Zadra Armond ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:anp:econom:v:11:y:2010:i:2:333_356