EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Simulação da Dinâmica do Crescimento Econômico em um Modelo Kaldoriano-Evolucionário no Contexto da Economia Brasileira

Evaldo Henrique da Silva and Lia Hasenclever
Additional contact information
Evaldo Henrique da Silva: Universidade Federal de Viçosa (DEE/UFV), Brasil
Lia Hasenclever: Universidade Federal de Viçosa (IE/UFV), Brasil

Economia, 2010, vol. 11, issue 3, 505_535

Abstract: O estudo das interações entre as mudanças tecnológicas, a competitividade industrial e o crescimento econômico é tema recorrente na literatura econômica. Neste artigo é apresentado um modelo de simulação que sintetiza as abordagens kaldorianas e evolucionárias. O crescimento da produção é liderado pelas exportações. Por sua vez, essa produção foi desagregada de acordo com as características do regime de aprendizagem tecnológica (ou regime tecnológico), o que permitiu a formação de três grupos taxonômicos industriais, mais um grupo dos setores de serviços, para os quais não foi apresentada uma proposta taxonômica. Com esses agrupamentos foi elaborado um modelo de simulação do tipo insumo-produto, cuja dinâmica emerge do crescimento das exportações mundiais e da evolução do market share das exportações e das importações. Os fatores determinantes desse market share decorrem do regime tecnológico prevalecente em cada grupo setorial. Em sua maior parte, esses fatores são determinados exogenamente. Em dos grupos, ocorre a realimentação cumulativa entre a produção industrial e a competitividade externa. Foram analisados dois cenários. Um deles cumpriu a função de benchmark, usado na calibração do modelo. O outro serviu para avaliar os efeitos das defasagens temporais e dos choques aleatórios, que foram incorporados aos gastos de consumo do governo. No exercício de simulação foram produzidos resultados inusitados. Entre eles está a observação de que as estimativas das elasticidades-renda são afetadas pelo intervalo das séries temporais, mantidos constantes os parâmetros estruturais do modelo. O outro foi a conclusão de que as taxas de crescimento das exportações não são a causa explicativa das taxas de crescimento da economia e que essas taxas, por sua vez, não são a causa explicativa das taxas de investimento. No geral, a incorporação de defasagens temporais e choques aleatórios nos componentes da demanda final impossibilitou a identificação das relações de causalidade entre as séries estacionárias do modelo.

Keywords: Efficiency Inovação; Crescimento Econômico; Competitividade; Simulação (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: O41 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2010
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
http://www.anpec.org.br/revista/vol11/vol11n3p505_535.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:anp:econom:v:11:y:2010:i:3:505_535

Ordering information: This journal article can be ordered from
Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil
http://www.anpec.org.br/revista/

Access Statistics for this article

Economia is currently edited by Joaquim Pinto de Andrade

More articles in Economia from ANPEC - Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia [Brazilian Association of Graduate Programs in Economics] Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Rodrigo Zadra Armond ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:anp:econom:v:11:y:2010:i:3:505_535