Base de Exportação e Desenvolvimento de Economias Locais na Amazônia: Estrutura e Dinâmica do Sudeste Paraense (1995-2005)
Francisco de Assis Costa
Additional contact information
Francisco de Assis Costa: Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil
Economia, 2012, vol. 13, issue 1, 199_1244
Abstract:
O Sudeste Paraense tem sido uma região de extraordinária dinâmica na Amazônia brasileira. Lá se alocaram os grandes projetos pecuários financiados pela SUDAM, os quais confrontaram frentes de expansão camponesas e surtos garimpeiros. Principal área de atuação da Vale do Rio Doce no Pará, onde a Companhia tem seu sistema-norte de exploração de metais ferrosos e não-ferrosos, a mesorregião assistiu a transformação de agentes mercantis e extrativistas da economia da madeira e da Castanha-do-Pará em pecuaristas de médio e grande porte. A literatura apresenta duas hipóteses sobre o andamento da economia do sudeste paraense: a de que a extração mineral é enclávica com irrecorríveis limitações de transbordamento e a de a economia agrária evolui por dinâmica de “boom-colapso”, mediante a qual uma fase fortemente ascendente por conta da exploração madeireira seguida por pecuária extensiva daria lugar a uma retração grave seguida de estagnação permanente. Este artigo testa essas hipóteses a partir de um modelo ampliado de multiplicador da base de exportação (Pred 1966; Romer 1986, 1990; Fujita et alii 2002) utilizando os resultados de uma série de matrizes de insumo-produto obtidas com metodologia CS_ (Costa 2009, 2008b,c, 2006a)..
Keywords: Amazônia; Economia Mineral; Economia Local; Sudeste Paraense; Matrizes de Insumo Produto (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: Q52 R15 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2012
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.anpec.org.br/revista/vol13/vol13n1p199_244.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:anp:econom:v:13:y:2012:i:1:199_244
Ordering information: This journal article can be ordered from
Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil
http://www.anpec.org.br/revista/
Access Statistics for this article
Economia is currently edited by Joaquim Pinto de Andrade
More articles in Economia from ANPEC - Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia [Brazilian Association of Graduate Programs in Economics] Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Rodrigo Zadra Armond ().