Uma Análise dos Fatores de Aglomeração da Indústria de Transformação Brasileira
Roberta de Moraes Rocha,
Fernanda Mendes Bezerra and
Cristiane Soares de Mesquita
Additional contact information
Roberta de Moraes Rocha: Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Fernanda Mendes Bezerra: Universidade do Oeste do Paraná, Brasil
Cristiane Soares de Mesquita: Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), Brasil
Economia, 2013, vol. 14, issue 1a, .61_90
Abstract:
Esta pesquisa investiga qual dos fatores de aglomeração (externalidades marshalianas) – o acesso ao mercado, o acesso a matérias-primas, ou a existências dos spillovers tecnológicos – é mais importante para explicar a concentração geográfica das principais indústrias de transformação do Brasil. Para atingir esse objetivo de pesquisa, adota-se a estratégia empírica sugerida por LaFountain (2005a), o qual, a partir de um modelo que não há aglomeração, relaxa algumas das hipóteses para captar a influência de cada uma das externalidades Marshallianas na escolha espacial das firmas. A análise se baseia na hipótese de que, a depender da atividade produtiva dessas indústrias, essas economias de aglomeração podem atuar de forma diferenciada, com maior ou menor intensidade. Deste modo, estima-se um modelo de dados de painel para cada uma das principais divisões de atividade da indústria de transformação brasileira. O exame empírico é realizado para o período de 1996 a 2006, para as unidades da federação do país, excluindo a Região Norte. Os resultados apontaram para a importância dos três modelos para explicar a distribuição geográfica da indústria da transformação no país: o modelo de vantagens naturais – as indústrias de Alimentícios e Bebidas, Confecção e Metalurgia; o modelo de externalidades produtivas – a indústria de Produtos Químicos; e o modelo de acesso ao mercado – as indústrias de Máquinas e Equipamentos e Veículos Auto-Motores. Os resultados para as demais indústrias analisadas ou foram inconsistentes, ou não apontaram para a importância de uma força aglomerativa em particular.
Keywords: Externalidades Marshallianas; Concentração Industrial; Economias de Aglomeração; Nova Geografia Econômica (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R12 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2013
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.anpec.org.br/revista/vol14/vol14n1p61_90.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:anp:econom:v:14:y:2013:i:1a:61_90
Ordering information: This journal article can be ordered from
Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil
http://www.anpec.org.br/revista/
Access Statistics for this article
Economia is currently edited by Joaquim Pinto de Andrade
More articles in Economia from ANPEC - Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia [Brazilian Association of Graduate Programs in Economics] Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Rodrigo Zadra Armond ().