EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Uma Análise dos Fatores de Aglomeração da Indústria de Transformação Brasileira

Roberta de Moraes Rocha, Fernanda Mendes Bezerra and Cristiane Soares de Mesquita
Additional contact information
Roberta de Moraes Rocha: Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Fernanda Mendes Bezerra: Universidade do Oeste do Paraná, Brasil
Cristiane Soares de Mesquita: Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE), Brasil

Economia, 2013, vol. 14, issue 1a, .61_90

Abstract: Esta pesquisa investiga qual dos fatores de aglomeração (externalidades marshalianas) – o acesso ao mercado, o acesso a matérias-primas, ou a existências dos spillovers tecnológicos – é mais importante para explicar a concentração geográfica das principais indústrias de transformação do Brasil. Para atingir esse objetivo de pesquisa, adota-se a estratégia empírica sugerida por LaFountain (2005a), o qual, a partir de um modelo que não há aglomeração, relaxa algumas das hipóteses para captar a influência de cada uma das externalidades Marshallianas na escolha espacial das firmas. A análise se baseia na hipótese de que, a depender da atividade produtiva dessas indústrias, essas economias de aglomeração podem atuar de forma diferenciada, com maior ou menor intensidade. Deste modo, estima-se um modelo de dados de painel para cada uma das principais divisões de atividade da indústria de transformação brasileira. O exame empírico é realizado para o período de 1996 a 2006, para as unidades da federação do país, excluindo a Região Norte. Os resultados apontaram para a importância dos três modelos para explicar a distribuição geográfica da indústria da transformação no país: o modelo de vantagens naturais – as indústrias de Alimentícios e Bebidas, Confecção e Metalurgia; o modelo de externalidades produtivas – a indústria de Produtos Químicos; e o modelo de acesso ao mercado – as indústrias de Máquinas e Equipamentos e Veículos Auto-Motores. Os resultados para as demais indústrias analisadas ou foram inconsistentes, ou não apontaram para a importância de uma força aglomerativa em particular.

Keywords: Externalidades Marshallianas; Concentração Industrial; Economias de Aglomeração; Nova Geografia Econômica (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: R12 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2013
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
http://www.anpec.org.br/revista/vol14/vol14n1p61_90.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:anp:econom:v:14:y:2013:i:1a:61_90

Ordering information: This journal article can be ordered from
Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil
http://www.anpec.org.br/revista/

Access Statistics for this article

Economia is currently edited by Joaquim Pinto de Andrade

More articles in Economia from ANPEC - Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia [Brazilian Association of Graduate Programs in Economics] Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Rodrigo Zadra Armond ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:anp:econom:v:14:y:2013:i:1a:61_90