Poder de Mercado, Economia de Escala e a Produtividade da Indústria Brasileira entre 1994 e 2007
Rômulo Viana Clezar,
Divanildo Triches and
Roberto Campos de Moraes
Additional contact information
Rômulo Viana Clezar: Assessor de Economia da Apex,Brazil
Divanildo Triches: Universidade do Vale do Rio dos Sinos,(Ppge/Unisinos),Brazil
Roberto Campos de Moraes: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, (Ppge/Unisinos), Brazil
Economia, 2013, vol. 14, issue 1b, 331_359
Abstract:
Este artigo tem como objetivo investigar e estimar a produtividade da indústria de transformação brasileira e seu comportamento diante de choques estruturais ou conjunturais no período de 1994 a 2007. Para tanto, apresenta-se um modelo capaz de estimar o poder de mercado e a escala de produção com o que se torna possível medir a produtividade total de fatores em concorrência imperfeita. A análise realizada para o conjunto da indústria indica elevado poder de mercado até 1999 e aumento significativo após a mudança de regime cambial. Para o conjunto da indústria, são identificados retornos decrescentes de escala entre 1996 e 1998, retornos crescentes de 1999 até 2002 e novamente retornos decrescentes entre 2003 e 2007. Contudo, não foi possível apontar em quais setores as quebras de estrutura são significativas. A produtividade mostrou elevado crescimento em 1999 e taxas negativas após 2003.
Keywords: Produtividade Industrial; Mark-up; Escala (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: D24 F12 L60 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2013
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.anpec.org.br/revista/vol14/vol14n1p331_359.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:anp:econom:v:14:y:2013:i:1b:331_359
Ordering information: This journal article can be ordered from
Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil
http://www.anpec.org.br/revista/
Access Statistics for this article
Economia is currently edited by Joaquim Pinto de Andrade
More articles in Economia from ANPEC - Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia [Brazilian Association of Graduate Programs in Economics] Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Rodrigo Zadra Armond ().