Boas Práticas de Governança Corporativa e Otimização de Portfólio: Uma Análise Comparativa
Aieda Batistela de Sirqueira,
Aquiles Elie Guimarães Kalatzis and
Franklina Maria Bragion de Toledo
Additional contact information
Aieda Batistela de Sirqueira: Universidade de São Paulo
Aquiles Elie Guimarães Kalatzis: Universidade de São Paulo
Franklina Maria Bragion de Toledo: Universidade de São Paulo
Economia, 2007, vol. 8, issue 3, 521–544
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo verificar se uma carteira formada com ações de empresas que adotam práticas de governança corporativa proporciona maior retorno ao investidor que uma carteira formada por ações de empresas que não adotam esse conjunto de medidas. A realização deste estudo foi baseada na teoria de otimização linear e em dois modelos de programação linear. Um dos modelos maximiza o menor retorno de uma carteira, e o outro maximiza o retorno anual. Os resultados obtidos indicam que há uma diferença entre os retornos fornecidos por essas carteiras, o que pode significar que as empresas que implementam estas práticas fornecem um retorno maior.
Keywords: Governança Corporativa; Otimização de Portfólio; Novo Mercado; Modelos de Programação Linear (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: G3 G30 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2007
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.anpec.org.br/revista/vol8/vol8n3p521_544.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:anp:econom:v:8:y:2007:i:3:p:521-544
Ordering information: This journal article can be ordered from
Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil
http://www.anpec.org.br/revista/
Access Statistics for this article
Economia is currently edited by Joaquim Pinto de Andrade
More articles in Economia from ANPEC - Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia [Brazilian Association of Graduate Programs in Economics] Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Rodrigo Zadra Armond ().