EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Implementação de Contratos pela Autoridade Antitruste: O Caso do Mecanismo de Cessação de Práticas Anticompetitivas (CCP)

Silvinha Vasconcelos () and Francisco Ramos ()

Economia, 2007, vol. 8, issue 3, 573–595

Abstract: O CCP equivale a um acordo entre o CADE e a firma acusada de agir anticompetitivamente, com vistas a interromper a prática investigada dentro de um prazo estabelecido. Durante este compromisso, o processo fica suspenso e, após este período, se for concluído que a parte acusada se comportou concorrencialmente, o processo é arquivado. Caso contrário, estão previstas penalizações como multa diária e publicação do extrato de decisão condenatória em jornais do país. Tendo em vista que a aplicações do CCP no Brasil é ainda incipiente, bem como a existência de estudos sobre o tema, o presente artigo objetiva averiguar as condições para uma firma se comprometer com o CADE a cessar práticas anticompetitivas em um jogo com informação incompleta. Os resultados indicaram que: a firma deve cumprir o CCP quanto maiores forem as perdas de reputação e financeiras, e menores os ganhos de infração relativos aos normais; o CADE deve propor o CCP quando seu benefício em fazê-lo for superior às perdas da firma; e, quando a firma infringe a lei e o CADE não sabe seu tipo, ele deve aplicar o CCP se maior for a crença de que ela é de baixo custo. .

Keywords: Informa¸ção Assimétrica; Regulação Antitruste; Contratos (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: L51 C72 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2007
References: Add references at CitEc
Citations: Track citations by RSS feed

Downloads: (external link)
http://www.anpec.org.br/revista/vol8/vol8n3p573_595.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:anp:econom:v:8:y:2007:i:3:p:573-595

Ordering information: This journal article can be ordered from
Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil
http://www.anpec.org.br/revista/

Access Statistics for this article

Economia is currently edited by Joaquim Pinto de Andrade

More articles in Economia from ANPEC - Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia [Brazilian Association of Graduate Programs in Economics] Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Rodrigo Zadra Armond ().

 
Page updated 2021-04-01
Handle: RePEc:anp:econom:v:8:y:2007:i:3:p:573-595