Todos os Servidores Públicos São Bem Remunerados? Uma Comparação entre as Carreiras dos Governos Estaduais Brasileiros
Gabriela Miranda Moriconi
Economia, 2007, vol. 8, issue 4, 149_167
Abstract:
Os trabalhadores brasileiros recebem melhores remunerações médias no setor público do que receberiam no setor privado. No entanto, há indícios de que essa situação não é homogênea entre as diversas carreiras públicas. O objetivo deste trabalho é buscar evidências empíricas de que os governos estaduais brasileiros não considerariam as carreiras dentro do funcionalismo como um grupo uniforme ao determinar as políticas salariais. Adicionalmente, buscou-se avaliar se há um padrão entre os governos estaduais de maior valorização de determinadas carreiras. Utilizando dados das PNADs dos anos de 2002 a 2005, foi calculado o diferencial de salário entre servidores estaduais e empregados privados para catorze carreiras escolhidas. Os resultados parecem confirmar as hipóteses propostas: os diferenciais público-privados são extremamente variados entre as carreiras dentro de cada estado, mas parecem seguir um padrão fiscais tributários são os mais valorizados e professores de ensino superior os menos valorizados em todos os governos estaduais.
Keywords: Diferencial de Salário Púublico-Privado; Carreiras; Políticas Salariais (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: H72 J31 J45 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2007
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.anpec.org.br/revista/vol8/vol8n4p149_167.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:anp:econom:v:8:y:2007:i:4:149_167
Ordering information: This journal article can be ordered from
Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil
http://www.anpec.org.br/revista/
Access Statistics for this article
Economia is currently edited by Joaquim Pinto de Andrade
More articles in Economia from ANPEC - Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia [Brazilian Association of Graduate Programs in Economics] Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Rodrigo Zadra Armond ().