EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

A AUTONOMIA DO SUJEITO E PRà TICAS EDUCATIVAS: contribuições teóricas

Annebelle Pena Lima Magalhães and Marcia Auxiliadora Fonseca

Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2016, issue 2016-09

Abstract: O presente artigo visa descrever a importância da autonomia, junto as práticas educativas, tendo como objetivo, explicar a relação entre o sujeito que age e pensa sobre os objetos de seu próprio conhecimento. Para a metodologia aqui estabelecida fez-se necessário revisão de literatura, com consulta a artigos em revistas, livros didáticos, dissertações, índices de periódicos, bases de dados nacionais e internacionais, sobre autonomia e as práticas educativas. O objetivo geral desse artigo foi analisar a influência da autonomia do sujeito e sua intervenções nas práticas educativas, sendo o sujeito a chave fundamental nesse processo, já que é dotado de uma inteligência capaz de organizar os conhecimentos antigos e assimilar os novos conhecimentos. O referencial teórico está baseado em, Charlot, 2000, Correia, 2003, Freire, 1974 / 1996,Morin,2010, Piaget, 1997, Rosseto, 2005,, ente outros.

Keywords: Autonomia; Práticas educativas; Desenvolvimento Cognitivo; Epistemologia Genética. (search for similar items in EconPapers)
Date: 2016
References: Add references at CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
http://www.eumed.net/rev/cccss/2016/03/autonomia.html (text/html)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:erv:coccss:y:2016:i:2016-09:07

Access Statistics for this article

Contribuciones a las Ciencias Sociales is currently edited by FUTURE PUBLISHERS GROUP LTDA. Desde 01/01/2023

More articles in Contribuciones a las Ciencias Sociales from Servicios Académicos Intercontinentales SL. Hasta 31/12/2022
Bibliographic data for series maintained by Lisette Villamizar ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:erv:coccss:y:2016:i:2016-09:07