EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Diversificação de fontes no financiamento do ensino superior: origens e possíveis futuros

Ana Nascimento ()
Additional contact information
Ana Nascimento: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Chapter 07 in Investigaciones de Economía de la Educación, 2016, vol. 11, pp 149-172 from Asociación de Economía de la Educación

Abstract: O tema da diversificação das fontes de financiamento no ensino superior tem sido alvo de ampla discussão. Alguns defendem que a universidade deve tornar-se empreendedora; outros referem-se às questões que se podem colocar por via do financiamento externo, como a da autonomia universitária ou da igualdade de oportunidades. Na história das universidades verifica-se que até ao início do século XIX o financiamento do ensino superior era completamente a cargo do aluno levando professores e instituições a responder mais às exigências dos alunos. Todavia, a industrialização e o progresso crescentes, deram à universidade outros papeis a nível da investigação e na formação de pessoas, originando a entrada do estado no financiamento deste nível educativo. Hoje, o papel do estado continua a ser dominante na maior parte dos sistemas de ensino superior. No entanto, a progressiva redução dessa participação seja pela incapacidade do estado responder a todas as solicitações de natureza social seja pela austeridade financeira que muitos países atravessam ou o aumento do número de alunos, obrigam estas instituições a procurarem alternativas de financiamento acompanhadas por um aumento acelerado dos custos, uma crescente austeridade institucional, a pressão orçamental sobre os estudantes e famílias, a necessidade de redução de custos e a necessidade de aumentar as receitas. No entanto, o apertar dos custos-receitas pode ter efeitos negativos na qualidade e na capacidade das IES e nos objetivos de participação, acesso e equidade ao ensino superior por todo o mundo (Johnstone, 2014) . Nesta comunicação discute-se o papel da diversificação das fontes de financiamento para a sobrevivência financeira das universidades bem como as consequências científicas, económicas e sociais eventualmente associadas a tais políticas.

Keywords: financiamento; diversificação de fontes; ensino superior (search for similar items in EconPapers)
Date: 2016
ISBN: 978-84-945958-6-8
References: View references in EconPapers View complete reference list from CitEc
Citations:

Downloads: (external link)
http://repec.economicsofeducation.com/2016badajoz/11-07.pdf (application/pdf)
Our link check indicates that this URL is bad, the error code is: 500 Can't connect to repec.economicsofeducation.com:80 (No such host is known. )

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:aec:ieed11:11-07

Access Statistics for this chapter

More chapters in Investigaciones de Economía de la Educación volume 11 from Asociación de Economía de la Educación Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Domingo P. Ximénez-de-Embún ().

 
Page updated 2024-08-04
Handle: RePEc:aec:ieed11:11-07