Sobre a reforma política e administrativa do Estado português
Leonardo Costa and
Paulo Osório
Additional contact information
Paulo Osório: Consult & Export
No 4, Working Papers de Economia (Economics Working Papers) from Católica Porto Business School, Universidade Católica Portuguesa
Abstract:
Passaram 38 anos desde a instauração da Democracia em Portugal em 1974. Tendo como pano de fundo o descontrolo da despesa pública e a intervenção da Troika, o governo português tem em curso uma reforma do Estado português. Neste artigo procedemos a uma análise de impacto de três cenários alternativos de reforma: i) Cenário de reforma em curso (CREC); ii) Cenário baseado em territórios supramunicipais do tipo NUTS3 (CNUTS); e iii) Cenário baseado na regionalização (CR). A análise de impacto levada a cabo contempla as seguintes dimensões: i) A coerência organizativa de conjunto e/ou a articulação entre os poderes central e local ii) A racionalização territorial das políticas públicas dos poderes central e local; iii) A vulnerabilidade aos lóbis; iv) A qualidade dos quadros dos partidos políticos; v) A competitividade da economia; vi) A coesão social e territorial, vii) A qualidade da Democracia e viii) Os custos operacionais. Os resultados mostram que o CREC oferece mais do mesmo e por isso não é promissor, em particular, no que refere ao controlo da despesa pública. O CR é o cenário potencialmente mais interessante mas é de difícil aplicação no imediato. O CNUTS apresenta-se como o cenário mais promissor, sendo que no tempo e se a sociedade portuguesa assim o desejar, poderá evoluir para o cenário CR.
Keywords: Democracia; Globalização; Governança; Megacidades; Reforma do Estado (search for similar items in EconPapers)
Pages: 11 pages
Date: 2012-07
References: View complete reference list from CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.feg.porto.ucp.pt/docentes/repec/WP/0420 ... reforma_politica.pdf First version (application/pdf)
Our link check indicates that this URL is bad, the error code is: 500 Can't connect to www.feg.porto.ucp.pt:80 (A connection attempt failed because the connected party did not properly respond after a period of time, or established connection failed because connected host has failed to respond.)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:cap:wpaper:042012
Access Statistics for this paper
More papers in Working Papers de Economia (Economics Working Papers) from Católica Porto Business School, Universidade Católica Portuguesa Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Ricardo Goncalves ().