Contando o Atraso Educacional: Despesas e Matrículas na Educação Primária de São Paulo, 1880-1920
Renato Colistete (rcolistete@usp.br)
No 2016_14, Working Papers, Department of Economics from University of São Paulo (FEA-USP)
Abstract:
Este artigo analisa o desempenho educacional de São Paulo em meio às transformações econômicas e sociais do Brasil no final do século XIX e início do século XX. Ainda abaixo da média nacional em 1870, São Paulo alcançou nas décadas seguintes uma das maiores taxas de matrícula e tornou-se um dos líderes da educação primária no Brasil em 1920. O artigo apresenta novas séries de despesas e matrículas que, combinadas com indicadores que medem o esforço fiscal realizado, trazem à luz fatos pouco reconhecidos sobre as escolas primárias de São Paulo entre 1880 e 1920. Primeiro, o acesso ao ensino primário – em São Paulo e no Brasil – continuou extremamente restrito, pouco se diferenciando da situação de atraso em relação aos indicadores internacionais em meados do século XIX. Segundo, o excepcional crescimento das riquezas privadas e das receitas fiscais em São Paulo não foi acompanhado pelos gastos com educação primária. A discrepância entre o ritmo de crescimento das receitas públicas e das despesas com instrução primária levou a um resultado surpreendente: nas primeiras décadas da República em São Paulo, o esforço fiscal destinado à educação primária caiu para a metade do realizado durante os últimos 10 anos do Império.
Keywords: N3; N36; H52 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2016-08-15, Revised 2016-09-09
References: Add references at CitEc
Citations:
Downloads: (external link)
http://www.repec.eae.fea.usp.br/documentos/RenatoColistete_14WP.pdf (application/pdf)
Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.
Export reference: BibTeX
RIS (EndNote, ProCite, RefMan)
HTML/Text
Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:spa:wpaper:2016wpecon14
Ordering information: This working paper can be ordered from
cpgipe@usp.br
Access Statistics for this paper
More papers in Working Papers, Department of Economics from University of São Paulo (FEA-USP) Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Pedro Garcia Duarte (pgduarte@usp.br this e-mail address is bad, please contact repec@repec.org).