EconPapers    
Economics at your fingertips  
 

Risco País, Fluxos de Capitais e Determinação da Taxa de Juros no Brasil: Uma Analise de Impactos por Meio da Metodologia VEC

Milton Biage, Vanessa Petrelli Correa and Henrique Dandas Neder
Additional contact information
Milton Biage: Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal de Uberlândia
Vanessa Petrelli Correa: Universidade Federal de Uberlândia
Henrique Dandas Neder: Universidade Federal de Uberlândia

Economia, 2008, vol. 9, issue 1, 63-113

Abstract: O trabalho analisou as inter-relações entre as taxas de juros domésticas (SELIC e SWAP DI-PR_E 360) e outras variáveis que teoricamente as afetam ou são afetadas por elas, como: o índice EMBI+, o câmbio, a inação e a razão DLSP/PIB. Além destas variáveis foram introduzidos na analise os fluxos de capitais mais voláteis do Balanço de Pagamentos Brasileiro (ou seja, os componentes da Conta Outros Investimentos": Moeda e Depósitos de Brasileiros e de Estrangeiros, e da Conta “Investimento em Carteira": Aplicações de Estrangeiros em Títulos de Renda Fixa). O estudo constituiu-se na elaboração de modelos VARs com Correção de Erros para o período de Jan 1995 a Dez 1998 (primeiro período), e para o período de Jan 1999 `a Maio 2006 (segundo período). A análise possibilitou determinar inter-relações de inovações entre estas variáveis, por meio de Funções Impulso-Resposta (FIR) e Decomposição de Variância (DV). Foram efetuados os testes de causalidade de Granger que serviram de base para a escolha da ordem das variáveis no modelo, com a finalidade de estabelecer corretamente as relações de impactos em inovações nas FIRs e nas DVs. As analises de instabilidade dos modelos estimados demonstraram-se que a economia brasileira operou de forma instável e explosiva no primeiro período e, de forma instável, contudo, não explosiva no segundo período. Os resultados evidenciaram que, no primeiro período, os fluxos de capitais determinaram a dinâmica das variáveis macroeconômicas internas, ao passo que, no segundo período, os impactos de causalidade destes fluxos diminuíram, contudo, mantendo-se influentes, essencialmente, na composição da taxa de câmbio. A taxa SELIC comportou-se de forma insensível aos fluxos de capitais ou a qualquer outra variável macroeconômica, demonstrando um caráter fortemente exógeno.

Keywords: Taxas de Juros; Risco-País; Fluxos de Capitais; Volatilidade; Vetor Auto-Regressivo; Função Impulso-Resposta; Decomposição de Variância (search for similar items in EconPapers)
JEL-codes: C32 E44 E62 F31 G15 (search for similar items in EconPapers)
Date: 2008
References: Add references at CitEc
Citations: View citations in EconPapers (1)

Downloads: (external link)
http://www.anpec.org.br/revista/vol9/vol9n1p63_113.pdf (application/pdf)

Related works:
This item may be available elsewhere in EconPapers: Search for items with the same title.

Export reference: BibTeX RIS (EndNote, ProCite, RefMan) HTML/Text

Persistent link: https://EconPapers.repec.org/RePEc:anp:econom:v:9:y:2008:i:1:63-113

Ordering information: This journal article can be ordered from
Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil
http://www.anpec.org.br/revista/

Access Statistics for this article

Economia is currently edited by Joaquim Pinto de Andrade

More articles in Economia from ANPEC - Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia [Brazilian Association of Graduate Programs in Economics] Secretaria da ANPEC Rua Prof Marcos Valdemar de Freitas Reis s/n Campus do Campus do Gragoatá, Bloco F Niterói, RJ 24210-201 Brazil. Contact information at EDIRC.
Bibliographic data for series maintained by Rodrigo Zadra Armond ().

 
Page updated 2025-03-19
Handle: RePEc:anp:econom:v:9:y:2008:i:1:63-113